body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PMA reforma calçadas da Praça da Bandeira

Ideia é levar melhorias à população aracajuana

Através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) segue trabalhando para o desenvolvimento da cidade. Um exemplo deste empenho é o que vem sendo feito pela equipe da Emurb na Praça da Bandeira, no Centro. Como é comum antes de qualquer intervenção, foi elaborada uma análise dos problemas.

Em seguida, um planejamento cuidadoso foi traçado visando um resultado satisfatório. A substituição das chamadas pedras portuguesas por uma camada asfáltica pode parecer absurda, mas na realidade não é. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, há pontos importantes nesta mudança. “Nesta praça, nós temos uma área de pedra portuguesa extremamente deteriorada que teve uma execução ruim na época em que foi feita e está se soltando em quase toda sua extensão”, explica o secretário.

Pedras Portuguesas

Há ainda a ideia de associação entre as pedras comumente vistas em muitas calçadas da cidade com a pedra portuguesa original. O secretário esclarece que, por não serem pedras portuguesas legítimas, não há uma superfície uniforme, em parte por terem sido aplicadas de forma equivocada. O efeito disso é o já mencionado desprendimento das pedras e a consequente falta de segurança dos transeuntes. Outro problema encontrado é a falta de profissionais capacitados para a realização de reparos.

Luiz Durval esclarece ainda o funcionamento das equipes da Emurb em qualquer intervenção, inclusive nos locais em que as calçadas são compostas pelas “pedras portuguesas”.

Se por hora o estado das calçadas não é bem visto e causa estranheza a quem vê, a população não tem com que se preocupar, pois no fim todos irão desfrutar tanto da beleza (a extensão asfáltica dividida em cor verde musgo, cinza e areia) quanto da segurança (não existindo mais chance de acidentes como tropeços para quem transita ou mesmo pedras desprendidas sendo usadas em atos de violência, a exemplo de vários confrontos entre torcidas organizadas no próprio local).

Tranquilidade

O secretário de Infraestrutura tranquiliza a população em dois aspectos. O primeiro, é que não se pretende extinguir as pedras portuguesas das calçadas da cidade. Já o segundo, é a certeza da importância e responsabilidade do trabalho que está sendo realizado. “Não é a primeira vez que se faz esse tipo de procedimento”, diz Luiz Durval. Cidades como Salvador, que já usou esse procedimento no aprazível Jardim dos Namorados na orla, e Rio de Janeiro, na famosa Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esperando-se a finalização da reforma, o resultado poderá ser visto com maior clareza, bem como estará mais reforçada a certeza da preocupação da PMA em garantir, sobretudo, benefícios para os aracajuanos.

Enviado pela Secom da PMA

joedson: