body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PMA realiza mais uma edição do Zoonoses na Comunidade

Nesta sexta-feira, dia 1º, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará mais uma edição do Zoonoses na Comunidade. Desta vez, a ação acontecerá no bairro América, ao lado do Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos), próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Adel Nunes.

A iniciativa, que ocorrerá das 9h às 12h, oferta serviços de promoção à saúde de animais domésticos, com realização de exames de leishmaniose visceral canina e coletores para exame de esquistossomose, exposição de animais sinantrópicos e distribuição de brindes para os animais, além de palestras e entrega de panfletos.

Contra HPV

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou, neste ano, 6.741 pessoas com a primeira dose do HPV (Papiloma Vírus Humano) e alerta sobre a importância da prevenção. A vacina contra o HPV tem ciclo de duas doses, com intervalo de aplicação de seis meses entre elas, protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país (HPV 6,11,16,18), e é ofertada nas 45 UBSs da capital para crianças e adolescentes, sendo meninos e meninas de 9 a 14 anos; pessoas de até 45 anos, sendo homens ou mulheres que vivem com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; e pacientes oncológicos e violência sexual.

Atendimento alterado

A partir deste sábado, 2, o funcionamento do Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal, no bairro Coroa do Meio, será alterado, passando a atender apenas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A decisão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se deve à redução do número de casos de síndrome gripal, o que reflete na baixa procura da população pelo serviço. No mês de maio, o Centro realizou 2.689 atendimentos e, comparado ao mês de julho, em que houve 964 pessoas atendidas, a queda é de 64%; quando comparado a agosto, até o momento, a redução do número de atendimento chega a 76%

Universo Político: