body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PMA investe em melhorias para a Educação

O prefeito João Alves Filho participou hoje, dia 10, no Teatro Atheneu, da aula inaugural dos primeiros cursos de Gestão Escolar e Formação de Secretário Escolar, cumprindo com isso mais uma meta rumo à qualidade do ensino público em Aracaju.

João Alves, durante palestra na aula inaugural, explicou aos professores que é um grande admirador das questões que envolvem a educação e que o futuro está na qualidade de ensino. “Na década de 70 visitei países como Coreia e Hong Kong, que não eram ricos em recursos naturais, mas que perceberam uma transformação significativa pelo qual o mundo estava passando. Por conta disso, investiram maciçamente em qualidade de ensino e hoje são consideradas potências mundiais com uma renda per capta muito maior que a do Brasil”, relatou.

“Estamos com uma adesão no curso de gestão excelente. Aqueles que alcançarem nota mínima de sete pontos no curso poderão se submeter às eleições de escolha do diretor, que é um papel indispensável para uma boa gestão escolar. Além do que, os diretores que conseguirem alcançar as metas estabelecidas terão um 14° salário por merecimento”,  destacou João Alves

De acordo com a secretária municipal da Educação, Marcia Valéria, o curso é disposto em módulos em que os professores participarão de forma presencial e à distância. “Preparamos um curso de gestão escolar de modo diferenciado, trazendo questões teóricas, mas para serem traduzidas de modo prático, onde todos consigam compreender as dificuldades vividas na escola diariamente. A escola pública recebe muitos recursos financeiros que devem ser utilizados de forma consciente, e é para isso que serve esse curso”, disse a secretária, entusiasmada com a quantidade de professores inscritos no curso. “Das 140 vagas disponíveis para diretor e diretor adjunto houve 340 inscritos, significando que mais de  30% nossa rede entendeu a importância de participar dos cursos”, afirma Marcia Valéria.

A professora Wanessa Vieira, da Escola Municipal Marechal Henrique Teixeira Lott, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Parabéns ao prefeito pela iniciativa e pelo pioneirismo em ter a preocupação voltada para a Gestão Escolar, que é o primórdio para o sucesso de uma boa educação. Com ela, a escola consegue ter ferramentas para que todos possam trabalhar de forma coesa. A partir dessa iniciativa da Prefeitura percebe-se que teremos um processo de qualidade na educação”.

Investimentos na educação

Empolgado com a aceitação dos professores da rede municipal de ensino e com o sucesso das inscrições no curso que capacita professores para concorrer à vaga de diretor, João Alves aproveitou a oportunidade para anunciar dois novos grandes investimentos na Educação.

O primeiro inova na forma de como o professor poderá transmitir os ensinamentos em diversas áreas para os alunos, adotando formas de entreter os alunos ao tempo em que aprendem matérias consideradas complicadas.

“Salman Khan é um educador brilhante hindu-americano que desenvolveu vídeos educativos capazes de transmitir aos alunos em dez minutos sobre os mais variados assuntos acadêmicos, com ênfase em ciências e matemática. Descobrimos em Pernambuco uma nova ferramenta que ensina os jovens do ensino médico através de jogos interativos. Implantaremos esse sistema em nossas escolas, onde o professor poderá, após o curso que ofertaremos, fazer seu próprio vídeo”, anunciou o prefeito explicando que o professor que tiver seu filme educativo selecionado ganhará R$ 600,00. “Caso ele tenha 10 vídeos, receberá R$ 6 mil”.

Outro avanço anunciado pelo prefeito foi que Aracaju foi escolhido pelo Programa Educação para Todos, por conta dos inúmeros sistemas inovadores de educação que estão sendo implantados. “Firmamos parceria com a Universidade Tiradentes para a implantação de um projeto conhecido como ‘Mentes Criadoras’. Aracaju será centro de pesquisa. Somos o primeiro município do Nordeste a ter esse sistema implantado. Aqueles professores que se destacarem, nesse projeto, terão o curso de mestrado financiado pela Prefeitura. Tudo isso ajudará a nossa capital a dar um salto na qualidade de ensino”.

Tema da Aula Inaugural

Após a solenidade de abertura, a palestra da aula inaugural foi proferida pela professora doutora, Zita Ana Lago, PhD em Educação e consultora da Editora Positivo do Sistema Aprende Brasil, que abordou o tema relativo as “Contribuições sobre as Perspectivas Atuais sobre Educação a partir dos Desenvolvimentos Tecnológicos atuais e as Novas Formas para Ensinar”. “Vamos fazer um vínculo entre os aspectos e enfoques da atual gestão da educação municipal, que traz algumas sugestões da prática diferenciada e exige do professor que ele seja um aprendente ratificando bases éticas, profissionais e humanas, mudando, assim, sua mentalidade e olhando o aluno como um foco central das preocupações educativas”, explicou Zita Lago.

 

Enviado pela Secom da PMA

Foto: Pedro Leite