body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PMA apresenta na Câmara balanço de ações desenvolvidas em 2015

Mais um ano de atividades letivas foi iniciado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A primeira sessão Plenária aconteceu nesta terça-feira, 16, e como apregoa a Lei Orgânica do município, o balanço das atividades do ano anterior do Poder Executivo foi apresentado. Na ocasião, a secretária de Governo Marlene Alves Calumby, representou o prefeito João Alves Filho que precisou ir a Brasília para angariar recursos que facilitem o desenvolvimento dos trabalhos públicos.

Durante seu discurso, ela detalhou as ações, os avanços e principais desafios enfrentados pela atual administração. Além da apresentação da secretária municipal de Governo estiveram presentes outros secretários a exemplo do Planejamento Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, o Procurador Geral do Município Carlos Pinna Júnior, o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, o Controlador Geral do Município, Edgar D’Avila, o secretário da Juventude Esporte e Lazer, Carlos Eloy, a secretária em exercício da Educação, Oswaldina da Cruz, o secretário de Articulação Política e Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, o secretário da Fazenda, Jair Araújo e a Presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

“Esta apresentação vai além do cumprimento legal de comparecer e prestar contas. A presença serve para estreitar as relações entre os poderes do município: o Legislativo e o Executivo. O ano de 2015 marcou o cotidiano dos brasileiros com inflação, desemprego, rebaixamento econômico e regressão social em todo país. Como não poderia ser diferente, o município de Aracaju sofreu os reflexos desse cenário da crise. Essa administração tem buscado resolver o problema com trabalho. Mesmo coma forte escassez de recursos a prefeitura conseguiu concretizar varias ações e iniciativas para prestar melhores serviços a população”, declara a secretária de governo.

Apesar do panorama econômico desfavorável e adverso, a administração conseguiu mudar e executar ações que vão desde a garantia de infraestrutura, perpassa pela saúde, educação, segurança e ganham um novo tom com projetos voltados ao esporte, turismo e lazer. “Temos conquistas relevantes que demonstram o compromisso de realizar a transformações sociais que Aracaju necessita. Ações que podem ser vistas em todos os segmentos públicos”, endossa Marlene.

Entre as atividades executadas e que obtiveram êxito no decorrer de 2015 estão: a implantação do sistema esgotamento sanitário nos loteamentos Bahamas e São José, além do bairro Lamarão e da conclusão da drenagem do loteamento Jardim Esperança; Na educação, foi possível elevar o número de matrículas, com mais 1500 vagas ofertadas na rede de ensino e que poderá será aumentado após  entrega de novas escolas; A Guarda Municipal ampliou as áreas de atuação para proteger o patrimônio público e contou com o videomonitoramento de algumas áreas; A cidade ganhou abrigos de ônibus modernos e informativos e contou com o estacionamento rotativo na região do centro comercial para dar mais mobilidade.

Os trabalhos desenvolvidos no ano anterior também foram direcionados sob o ponto da qualificação profissional do  indivíduo. Através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), mais de 8 mil e 500 pessoas tiveram acesso ao ensino técnico e cursos de curta duração. A criação do Centro de Juventude de Aracaju também possibilitou a qualificação de jovens e o encaminhamento ao mercado de trabalho. Também tem o programa Mais renda com qual 2 mil e 700 profissionais autônomos, feirantes, artesãos, ambulantes e merendeiras puderam ter noções de empreendedorismo.

A melhora do cenário social aracajuano também foi possível através de ações que englobam a assistência social, saúde, esporte, cultura e lazer. “Ampliamos a rede atenção e promovemos atendimento de 45 mil pessoas em situação de risco social. Ganhamos um reforço com o centro de referência itinerante que leva os serviços de proteção básica às comunidades que estão em regiões distantes. Com o programa  ‘Pro-mulher, pro-família’ mais de 3 mil 674 com consultas e exames foram realizados em diversos bairros de Aracaju”, destaca a secretária.

Marlene Calumby ainda endossa que “na saúde, implantamos o horário estendido que promove atendimento também no período noturno. No tocante ao meio ambiente, nos empenhamos em  regular o descarte dos resíduos com efetiva fiscalização e punição a práticas ilícitas. No esporte houve a inclusão e integração social com práticas esportiva e de lazer. Eventos com destaque como Corrida Cidade de Aracaju e o Bolsa Atleta que auxilia competidores em preparação. Na cultura, desenvolveu estudos voltados ao patrimônio cultural e  projetos de incentivos como o  Aniversário de Aracaju e o Forró Caju. O turismo ganhou um novo tom com o Festival do caranguejo, um evento gastronômico com participação de mais de 35 estabelecimentos comerciais para difundirem a culinária sergipana”.

Diante do exposto pela secretária Marlene Calumby, o vereador e líder da bancada de oposição na CMA, Iran Barbosa, reconheceu que a crise pode ter comprometido a efetividade das ações públicas. “De fato estamos vivendo uma crise mundial que já se arrasta há algum tempo, é uma crise que atinge todos os municípios, todos os estados.  Temos municípios que conseguiram lidar com essa crise de forma muito criativa e buscou soluções paralelas. É um problema real, mas é no momento de crise que nós temos que exercitar a nossa capacidade de criação, capacidade de resolutividade diante dos problemas. Nos outros momentos fica mais fácil, a crise é o teste verdadeiro do bom administrador”, avalia.

Segundo o secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, é importante manter o relacionamento entre os dois poderes. “Ao reunirmos hoje na Câmara Municipal de Aracaju os amigos secretários municipais e os vereadores da capital, mostramos total comprometimento com o trabalho que temos desempenhado ao longo desses anos. Agora, em 2016, iremos encerrar um ciclo que, sem dúvidas, será de grandes vitórias e marcas para a gestão do prefeito João Alves Filho. Ressalto aqui, que 2015 foi um ano de progresso, mesmo diante da crise econômica que tanto tem se falado, foram 23 Projetos encaminhados pelo Poder Executivo e aprovados no Legislativo, além de cerca de 70 solicitações atendidas  e direcionadas para as secretarias competentes.  Por isso, repito,  os desafios são enormes, mas é apenas com trabalho que as dificuldades serão vencidas, estamos aqui para fazer o nosso melhor para o povo”.

Já o líder da bancada governista na CMA, vereador Dr. Agnaldo Feitosa, reconhece que a prefeitura conseguiu cumprir sua função pública e ainda apresenta uma postura positiva quanto as ações a serem executadas em 2016. “Estamos alicerçando Aracaju para que possa crescer com segurança. Não é fácil, pois pegamos uma cidade cheia de problemas. As secretarias trabalham co-relacionadas e conseguimos ver realizações. O balanço é positivo e creio que 2016 será um ano de muito trabalho. Temos um projeto importantíssimo que deverá ser votado ainda esse semestre que é o Plano Diretor, esperamos que chegue a essa Casa e façamos as audiências públicas, apresentarmos emendas e votarmos o plano diretor que guiará o crescimento da cidade de Aracaju”, conclui o líder do governo municipal.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 16/02/2016 19:10

Universo Político: