body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Plano de Saneamento é desenvolvido para pensar o futuro de Aracaju

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na manhã desta quinta-feira, 21, apresentou um novo olhar sobre o bem-estar e o desenvolvimento da capital sergipana. Para isso, será elaborado o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Aracaju, que visa planejar, organizar, adequar e pensar o futuro através de estratégias ambientais.

Representando pelo Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, conta como foi difícil e burocrático realizar um sonho para o município. “Nós não tínhamos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esse é um sonho que nós conseguimos realizar este ano e agora vamos pensar Aracaju de acordo com a elaboração do Plano de Saneamento”, conta.

O Plano, que promete ser inovador para as próximas quatro décadas, une parcerias através do convênio com o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O prazo para o de preparação do Plano está previsto para Fevereiro de 2015.

Entre as características mais positivas da ação, estão o convênio com a UFS e a ajuda de pesquisadores para construir um modelo de organização que não agrida o meio ambiente. Para toda a ação, foram reunidos recursos no valor global de R$ 968.194,91 .

“O projeto é extremamente estratégico para o nosso município e pode viabilizar a entrada de outros recursos. O município tem um histórico grande sobre como foi manejado a drenagem das nossas águas pluviais, assim como o sistema de abastecimento. É necessária a cooperação de todos”, ressalta o coordenador do Projeto de pesquisa da UFS, Gregório Faccioli, ao acrescentar que sua equipe conta com dez doutores especializados.

Segundo o coordenador, será essencial a ajuda da população, sob a realização de etapas de mobilização social e audiências. “Precisamos escutar a sociedade para realizar um plano técnico que se adapte à realidade do nosso município”, acredita.

Enviado pela Secom da PMA

joedson: