body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PL de Valadares garante pagamento de boleto vencido em qualquer banco

Valadares: facilitando

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na semana passada, a possibilidade de um boleto de pagamento vencido ser pago em qualquer banco, e não apenas naquele que o emitiu. A iniciativa é do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

O Projeto de Lei do Senado nº 138 de 2009 recebeu substitutivo do relator, senador José Agripino (DEM-RN), que também obriga os emissores desses boletos a oferecer alternativas para obtenção da segunda via do documento.

Isto inclui a disponibilização de canais eletrônicos, como Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), internet, terminais ou sistema de correio eletrônicos.  A lei resultante da proposta deverá começar a valer 90 dias após sua publicação.

A proposta será examinada, ainda, pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa.

Segundo Valadares, o objetivo é evitar que o consumidor tenha que se deslocar até a agência do banco emissor do boleto bancário, no caso de pagamento após a data do vencimento do título. “Inexiste justificativa para que o consumidor tenha que enfrentar enormes filas e perder tempo se ele poderia pagar o boleto bancário em qualquer agência. O sistema de pagamentos adotado no Brasil permite a integração entre as instituições financeiras, podendo qualquer uma delas proceder ao cálculo do valor dos juros e da multa devidos pelo pagamento em atraso, conforme informações constantes do boleto bancário”, defendeu.

 

Por Ana Paula Dourado, da assessoria do senador