body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Pirambu realizará mutirão de mamografia

O Município de Pirambu recebe, nos próximos dias 19 e 20 de março, uma carreta móvel com o Programa Municipal de Rastreamento do Câncer de Mama, onde será ofertado 140 exames de mamografia gratuitamente. O Programa é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde/Projeto Acolher.

A carreta que ficará na frente da Clínica de Saúde da Família, atenderá mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que poderão fazer o agendamento no Setor de Marcação de Exames localizado na sede da Secretaria de Saúde. Os documentos necessários para fazer a marcação são o Cartão do SUS, RG, comprovante de residência e a requisição do exame que deve ser solicitada ao médico da área da paciente.

A mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico e consequentemente para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento. Muitas das vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame da mulher ou até mesmo pelo exame médico.

O secretário Municipal de Saúde, Ivamilton Nascimento, ressaltou a importância da prevenção do Câncer de Mama, “Estamos garantindo o cuidado com a saúde da população, que é prioridade na gestão do prefeito Élio Martins. Quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem maior chance de cura, por esse motivo o diagnóstico e prevenção precoce é fundamental na luta contra a doença.”, disse Ivamilton.

A Prefeitura do Município já disponibiliza assistência complementar, multidisciplinar e humanizada aos pacientes oncológicos e dialíticos, através do Projeto Acolher, idealizado pela primeira-dama Patrícia Moura, que proporciona melhoria nas condições de saúde e na qualidade de vida através da mudança nos hábitos alimentares e de comportamento, a melhoria do acesso aos serviços e benefícios, diminuição dos riscos de infecção, a redução da incidência da doença, o aumento da mobilidade dos membros, o alívio dos sintomas e redução das necessidades de medicamentos, bem como a garantia de transporte para o tratamento fora do município.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 14/03/2018 20:32

Universo Político: