body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Pioneirismo na modernização da iluminação pública faz de Aracaju referência nacional

Informe publicitário

O dia 10 agosto de 2021 ficará marcado na história de Aracaju como a data em que foram acesas as primeiras lâmpadas de LED na avenida Poço do Mero, no bairro Bugio, Zona Norte, marco inicial da segunda etapa do processo de modernização do parque de iluminação pública da capital.

A troca das lâmpadas é uma das principais ações da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Aracaju. A partir de agora, o consórcio Conecta Aracaju terá 18 meses para substituir as mais de 59 mil luminárias da cidade, proporcionando maior eficiência e garantindo uma economia de 61% nos gastos com a iluminação pública.

“Esse projeto representa um investimento de mais de R$ 80 milhões que, sozinha, a Prefeitura não teria condições de realizar. Deste modo, o Município buscou a Parceria Público-Privada e através do consórcio substituirá todas as lâmpadas do parque de iluminação pública da cidade. Esta mudança trará mais segurança, mais qualidade de vida aos aracajuanos, e permitirá à capital avançar no turismo, haja vista que 16 pontos turísticos receberão iluminação especial”, afirma o secretário da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Após a conclusão da troca das lâmpadas nos bairros da zona Norte, será iniciada a segunda etapa, prevista para janeiro de 2022, quando a modernização chegará aos bairros 17 de Março, Santa Maria e aos da antiga Zona de Expansão. A terceira e última fase incluirá a substituição das luminárias do Centro, dos demais bairros e a implantação da iluminação especial nos pontos turísticos, iniciando no marco histórico de Aracaju: a Igreja do Santo Antônio.

Quando o processo de substituição das lâmpadas for finalizado, Aracaju será a primeira capital do Brasil a trocar 100% da iluminação pública por LED. Por causa desse pioneirismo, gestores de Ponta Grossa, no Paraná, e do município sergipano de Estância foram recebidos pela Prefeitura de Aracaju, esta semana, a fim de conhecer detalhes do projeto de modernização da iluminação pública.

Participação popular

Além de substituir as lâmpadas convencionais por LED, a PPP da Iluminação Pública garantirá a modernização de todo o parque de iluminação pública de Aracaju, incluindo os processos de gestão e de manutenção pelos próximos 13 anos, período de vigência do contrato.

A primeira fase da PPP foi a implantação de um completo sistema de comunicação entre a administração da capital e a população, com a criação de canais exclusivos para solicitar reparos e notificar problemas relacionados à iluminação pública.

Desde o mês de junho, estão em funcionamento o aplicativo Conecta Aracaju

(https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada); o portal Conecta Aracaju Cidade Iluminada (https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/); o atendimento telefônico através do 0800 002 1743, disponível 24h, todos os dias da semana; além do atendimento presencial no ponto fixo localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo.

“O objetivo, com esses canais, é incentivar a participação popular na resolução de problemas relacionados à iluminação pública. Quando houver uma lâmpada queimada na rua de casa, o cidadão pode baixar o aplicativo, acessar o site, ou ligar para o 0800 e informar sobre a necessidade de manutenção que a equipe se dirigirá até o local para fazer o reparo”, explica Ferrari.

Universo Político: