body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Perspectivas para retomada do turismo discutidas na Alese

Durante o seminário “Perspectivas para retomada pós-pandemia”, realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe e coordenado pelo deputado Luciano Pimentel (PP) – presidente a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), foi exibido um painel virtual com o diretor do Sebrae de Alagoas, Vinicius Lages e com a professora doutora da Universidade Tiradentes e coordenadora do Instituto Brasil Rural, Andreia Roque.

O engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas e doutor em Sócio-economia do Desenvolvimento pela EHESS – Paris, ex-professor da Universidade de Alagoas e ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages destacou o tema: “Turismo: Reflexos e perspectivas no cenário nacional”.

Após parabenizar a UNALE por discutir o tema considerado gigantesco, o palestrante afirmou que o turismo é um dos setores que mais sofreu e foi impactado com a crise gerada pela pandemia da Covid-19, mas acredita na retomada dentro de uma nova agenda e de uma nova pauta. “O Turismo um setor que tem uma importância muito grande, com articulação intersetorial, com uma atenção econômica que precisa ser compreendida. Uma atividade que está associada ao lazer, mas precisa de incentivos da economia brasileira. Um setor com muitos impactos e que precisa de reinvenção para que a gente possa avançar com estratégias de retomada de uma agenda; de transição em direção ao futuro”, entende.

Vinicius Lages afirmou ainda que o Brasil enfrentou uma das maiores crise sanitárias e da história econômica.

“Nós ainda estamos num momento de transição e isso é muito importante; são muitos desafios enfrentados por setores de bares e restaurantes que estão ainda com empréstimos a pagar e buscar uma dinâmica competitiva. O Turismo depende do dinamismo da atividade econômica; depende de renda e de mobilidade, mas acredito numa agenda de retomada com discussões a exemplo do que está sendo proposto pelo deputado Luciano Pimentel; uma agenda que deve passar pela valorização da nossa Cultura, diversidade, com mais informações e conexões com a internet visando a facilitação de viagens; é preciso pensar na construção de uma nova narrativa para um posicionamento digital com experiências planejadas. O turista pode estar olhando por exemplo para Canindé do São Francisco e ao mesmo tempo para São Cristóvão”. acredita.

Turismo Local

A também engenheira agrônoma e professora doutora da Unit. coordenadora do Instituto Brasil Rural e pesquisadora na área de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Andreia Roque ressaltou que o Turismo é uma atividade que vem se mostrando resiliente às diversas crises financeiras que já assolaram o país.

“Isso indica que o Turismo sempre reviverá assim como já reviveu em tantos momentos; é um lufar de esperanças. Nesse momento de crise pandêmica o nosso papel é pensarmos em um futuro melhor. É válido pensar que sairemos dessa crise fortalecidos. Dados fornecidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), mostram a previsão de recordes, superando em 14% a movimentação e os valores de 2019 em apenas três meses de 2022. Precisamos pensar em novos modelos de desenvolvimento e crescimento, pois estamos falando de um segmento que sofreu, sobreviveu e aprendeu para recuperar a confiança de viajar”, ressalta.

Andreia Roque observou a importância de saber o quanto se precisa do vizinho e da pessoa que está ao lado. “Aprendemos nesse período que o turismo regional hoje é que vai fazer a diferença com experiência, criatividade, natureza, aventura, gastronomia do campo; aprendemos que o melhor é o que está mais próximo da nossa localidade. Os custos da malha aérea estão muito altos e temos que viajar para o nosso lado vizinho. Hoje o grande público de Sergipe é de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia. O turismo mais regional e mais sustentável pode ser a fórmula vencedora dessa pandemia; o Brasil foi eleito o melhor em turismo de aventuras do mundo entre 78 nações, de acordo com relatório do US News & World Report”, enfatiza acrescentando que dentro dessa realidade, é preciso realizar estratégias públicas e privadas pois as perspectivas do universo do turismo natural são múltiplas.

A mesa desses painel foi formada pelo deputado Luciano Pimentel, deputada Gracinha Garcez (PSD), deputado estadual Paulinho Ramos (MDB-Amapá) e Andreia Roque.

Por Aldaci de Souza, da Agência Alese/

Modificado em 26/04/2022 10:16

Universo Político: