body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

PC do B sem espaço no Governo? E o secretário Jeferson Passos não conta?

Déda e Jeferson: PC do B no governo. Ou não?

Por Joedson Telles  

Soa estranha a notícia de uma suposta queixa do PC do B no sentido de não ter espaço no Governo do Estado. Será que não conta o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Jeferson Passos? Aliás, um bom técnico, que não apenas é do partido, como ensaiou uma candidatura a prefeito de Aracaju estimulado pelo então prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Falta informação ou sobra pecado.

O próprio governador Marcelo Déda (PT) anunciou Jeferson no dia 18 de dezembro de 2012. Uma terça-feira, para os detalhistas. Na época, Jeferson estava como secretário de finanças da Prefeitura de Aracaju, e substituiu Oliveira Júnior, na Seplag. “Minha decisão levou em conta o perfil executivo do doutor Jeferson que, ao longo dos últimos seis anos liderou, com muita competência e capacidade, a Secretaria de Finanças do Município de Aracaju”, foram as palavras de Déda.

Vale lembrar também que antes, em 2011, o PC do B já ocupava espaço no Governo do Estado. Através de outro quadro qualificado, a sindicalista Ivânia Pereira, que esteve como secretária de Estado adjunta, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Agora, se o PC do B quer ampliar a sua participação no chamado governo de coalização é outro detalhe.

Creio que os ensaios comunistas têm total ligação com conversas de bastidores no sentido de o governador licenciado Marcelo Déda ter planejado convidar o ex-prefeito Edvaldo Nogueira para alguma secretaria. Falou-se, inclusive, na Saúde. O que não seria, note-se, puramente o PC do B, mas a pessoa de Edvaldo Nogueira em si. O “companheiro” Edvaldo Nogueira. Mas tudo no abstrato. De concreto mesmo só o fato de, à medida em que o pleito de 2014 se aproxima, a luta por espaços dentro do governo, que já era grande, aumentar. Só aumentar.