body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Palestra aborda importância da doação de sangue e cadastro de medula óssea

Uma palestra realizada pela gerência de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) na empresa MB Logística deu início às atividades para promoção à educação e divulgação dos serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea. A iniciativa tem como objetivo a fidelização de potenciais doadores no Estado.

Em sua apresentação, a assistente social, Josceline Souza, falou sobre as condições básicas necessárias para doar sangue. Ela explicou que antes da doação, o voluntário passa pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica e finaliza com a coleta da bolsa de sangue. “A doação é um gesto humanitário de segurança nacional. Em algum momento, um familiar ou um conhecido já precisou ou poderá precisar de transfusão sanguínea”, frisou.

Conforme a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, o atendimento transfusional realizado nos hospitais atende diversas enfermidades, a exemplo de pacientes em tratamento para combater câncer, que faz uso frequente de algum componente do sangue: plaquetas, hemácias e plasma. “Esse trabalho de conscientização busca criar uma cultura de doação constante, ou seja, com intervalo de três meses para os homens e de quatro meses para as mulheres”, detalhou.

Para finalizar, Souza prestou informações sobre o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), criado para atender pacientes diagnosticados com algum tipo de aplasia medular e câncer. “As chances dos pacientes encontrarem um doador compatível é uma em cem mil, por isso, é importante que as pessoas se inscrevam no cadastro”, disse.

Dentre os critérios para aderir ao cadastro, é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade e não ter doenças infecciosas. O voluntário preenche um formulário com informações pessoais, em seguida, é coletada uma amostra com 5 ml de sangue. “Essa amostra de sangue é encaminhada para testes de Histocompatibilidade, que verifica as características genéticas do doador. O resultado fica arquivado no Redome”, confirmou.

Mais informações sobre os serviços de doação de sangue, cadastro para doador de medula óssea, além do agendamento de palestras e visitas técnicas, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

Enviado pela assessoria

Universo Político: