body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Optando pela autonomia, Iran não estará na bancada governista

Deputado observa que nunca foi eleito vinculado a chefe do Poder Executivo

Por Luiz Sérgio Teles

O deputado estadual Iran Barbosa (PT), embora seja filiado ao mesmo partido da vice-governadora, Eliane Aquino, assegura que fará opção por um mandato autônomo fora não apenas da bancada governista, mas também do bloco de oposição. Independência é a palavra. O parlamentar observa que nunca conquistou um mandato vinculado a qualquer chefe do Poder Executivo – nem mesmo ao presidente da República, quando foi deputado federal, de fevereiro de 2007 a janeiro de 2011, e o petista Lula era presidente do Brasil.

“Os mandatos que conquistei são frutos de um trabalho junto ao povo. Eu não abro mão de minha autonomia enquanto parlamentar. Evidente que temos sempre a responsabilidade de dialogar com os outros poderes. O parlamentar também cumpre uma função de mediador dos conflitos sociais e tem que dialogar com os demais poderes e órgãos. Essa é a experiência de negociador que eu acumulei já minha militância sindical. Foi assim quando eu fui deputado federal, tem sido assim como vereador e não será diferente como deputado estadual”, prometeu.

Iran disse ainda que as perspectivas para o novo mandato são positivas. O parlamentar lembrou que não é a primeira vez que o povo reconhecesse a necessidade dele estar em um espaço de representação do Estado, visto que já ocupou uma cadeira na Câmara Federal. Também aproveitou a oportunidade para agradecer ao povo sergipano pela confiança.

“Temos uma expectativa de muito trabalho porque quanto mais você percebe que há uma confiança do povo no trabalho que você desenvolve, mas a sua responsabilidade aumenta, não meramente só por uma dimensão territorial, mas em termos de desafios, compromissos, relações com movimentos, que agora não são mais restritos somente ao município de Aracaju. Aumenta nossa responsabilidade por políticas públicas de caráter social”, pontuou.

Iran Barbosa salientou que o fato de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa não irá desvencilhar seu mandato das ações relativas ao município de Aracaju, que é a capital de todos os sergipanos.

“A expectativa é que possamos resgatar muito do que eu consegui produzir enquanto deputado federal, respeitada as proporções de atuação. Quero aproveitar toda experiência acumulada pela deputada Ana Lúcia durante seus quatro mandatos de deputada estadual. Evidente que o trabalho que ela desenvolveu servirá de inspiração para nosso trabalho. Levarei também toda relação estreita que estabeleci com lideranças, movimentos sociais, pessoas que têm compromisso com as lutas sociais”, disse.

PT em Sergipe

Na avaliação do deputado, o PT mostrou sua força nestas eleições 2018, elegendo um senador, uma vice-governadora e mantendo sua cadeiras tanto já Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa.
“O PT mostrou que continua sendo uma força viva, apesar de muitos ataques que sofre, muitas vezes, injustamente. Todo esse capital acumulado deve servir para que tenhamos uma avaliação criteriosa dos nossos acertos, mas também dos equívocos cometidos para que possamos avançar. Será um período de crescimento do PT. Temos crescido na nossa base de filiação. Temos que crescer na nossa relação com os movimentos sociais, sindical, com as entidades da sociedade civil que têm compromisso com o povo pobre. O PT terá que construir o reforço de todo esse capital histórico que tem acumulado”, finalizou.

Iran será empossado no cargo de deputado estadual, no próximo dia 1º de fevereiro, junto com os demais 23 parlamentares eleitos ou reeleitos. Neste dia também acontecerá uma eleição interna para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – biênio 2019-2020. A 19ª Legislatura se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2023.

Modificado em 16/01/2019 19:19

Universo Político: