body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Onde está o crime? E a punição para o criminoso?

Por Joedson Telles  

A foto ao lado, que mostra o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, segurando um cartaz, é mais que uma prova irrefutável de que o crime compensa? É isso? E o crime em questão seria roubar o dinheiro público e ficar tudo por isso mesmo? Ou seria acusar um homem público sério, idôneo, sem máculas, sem nunca ter sido colocado em xeque antes do cartaz de ser ladrão? E quem seria o ex-prefeito? O último antes de Ezequiel foi Manoel Sukita? Por Sukita ser desafeto de Ezequiel, estaria morta a charada? Indagações. Várias indagações.

Sergipe não pode ser uma terra sem lei para que fatos como este sejam levantados e ninguém se permita ao luxo de apurar a gravidade, e aplicar a força da lei. Quem escreveu no cartaz é um herói lutando para ver na cadeia quem levou o suado dinheiro do trabalhador sergipano pagador de impostos ou não passa de um irresponsável a atacar a honra alheia? O prefeito que assume a denúncia ao tornar a foto pública estaria em qual papel? É preciso apurar tudo para não se cometer injustiças.

Esta foto pode ser muito interessante para ser curtida, comentada e (ou) compartilhada no Facebook. Não discuto isso. Mas acho que pela gravidade, por se tratar de uma foto jornalística, carece uma investigação policial. Evidente que o grau de conformismo e embrutecimento da sociedade pode apontar certo exagero no juízo, mas, do mesmo modo, creio que não faltará também a empatia da indignação. Pessoas que queiram uma investigação séria. Uma resposta convincente.