body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O que Sergipe pode esperar de Valadares Filho

Universo perguntou ao candidato a governador do Estado pelo PSB, Valadares Filho, o que Sergipe pode esperar de um eventual governo dele. O que ele pensa (um resumo do Plano de Governo) em se tratando de soluções para os problemas das áreas mais importantes. A entrevista uniforme lançada pelo Universo, nas eleições 2018, tem como objetivo auxiliar o eleitor a comparar os candidatos, mediante suas respostas para as mesmas indagações, antes de ir às urnas. A entrevista:

 

Saúde
Nossa primeira ação será uma auditoria nas contas da Secretaria da Saúde para identificar o tamanho do rombo deixado e a partir daí instalar dentro da secretaria uma extensão da Controladoria e também da Procuradoria, para dar mais celeridade aos processos e fiscalizar permanentemente as contas, com total transparência. Iremos ainda, implementar uma gestão técnica, com profissionais especializados em gestão da saúde, despolitizando de uma vez por todas os cargos da secretaria e trabalhando focado em metas, indicadores e resultados no atendimento a população. Feito isso, iremos atuar diretamente para melhorar o atendimento do serviços de saúde, seja através da reestruturação dos Hospitais Regionais, da construção de um Hospital Geral na Grande Aracaju, e de melhorias no Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE, tornando-o exclusivamente um hospital de urgência e emergência. Ampliaremos a realização de exames e cirurgias eletivas, através de um programa de Mutirões itinerantes, reduzindo significativamente as filas e resolvendo o problema de muita gente, sem que precisem sair dos seus municípios.

Educação
De imediato realizaremos um Planejamento Pedagógico com definição de metas e ações para a melhoria da qualidade do ensino na rede estadual, com foco na ampliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Dentro desse planejamento, atuaremos em três eixos: o aluno, o professor e a estrutura física e material. Para que possamos reduzir a alta taxa de analfabetismo e também os índices de reprovação ou abandono, ampliaremos o ensino em tempo integral e proporcionaremos aos alunos atividades laboratoriais, culturais, esportivas e de pesquisa, além de fazer investimentos em tecnologia como ferramenta de metodologia pedagógica, tornando mais atrativo frequentar a escola. Capacitar, valorizar e estimular os nossos professores e demais servidores de educação é uma premissa para melhorarmos a qualidade do ensino, por isso que essa será uma prioridade que teremos. Em outro eixo, faremos um diagnóstico completo da real situação das estruturas das escolas e elaboraremos um cronograma de recuperação, manutenção e reformas para que ao longo dos 4 anos de governo consigamos atingir uma total recuperação da nossa rede de escolas.

Segurança Pública
Segurança não é um problema somente da Secretaria de Segurança Pública e também não se combate apenas com repressão. Seremos fortes e firmes no combate à violência, atuando de forma ostensiva, colocando a polícia nas ruas, especialmente nos bairros e cidades mais violentas, entretanto, teremos uma visão de futuro, já que entendemos que a violência só se reduz com prevenção e proteção, por isso já no primeiro mês de governo, criaremos o Comitê de Segurança com a presença de Secretários de Estado de áreas sociais (Segurança Pública, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, entre outros), os comandantes das polícias e representantes da sociedade civil organizada coordenados pessoalmente por mim, com reuniões periódicas e caráter deliberativo. Esse comitê irá elaborar um Plano Estratégico de Segurança, através de audiências públicas com toda a sociedade e definir metas e indicadores que serão periodicamente monitorados. Conclamaremos a sociedade para implementar um ‘Pacto pela paz’, um programa capaz de atuar nas questões mais emergenciais, como o efetivo funcionamento das delegacias plantonistas, a ampliação das delegacias de proteção à mulher, a volta do policiamento comunitário, entre outros, mas que também construirá ações de prevenção, proporcionando educação, cultura, esporte, lazer e empregos para os nossos jovens, levando mais cidadania e dignidade a nossa gente e devolvendo paz as nossas famílias. Além disso, protegeremos com mais intensidade as nossas divisas através de ações policiais mais frequentes, evitando a entrada de drogas, armas e bandidos e investiremos em inteligência, implantando e ampliando o sistema de video monitoramento com reconhecimento facial e de placas de veículos, o que há de mais moderno atualmente.

Finanças
Com uma gestão responsável e moderna temos como resolver esses problemas em curto espaço de tempo, primeiramente através de uma reestruturação administrativa e enxugamento da máquina pública, estudo que já faremos na transição e implantaremos de imediato no primeiro mês, assim poderemos honrar o pagamento em dia dos servidores e aposentados já no primeiro mês. Manteremos as contas equilibradas, de modo a poder honrar com o pagamento de fornecedores que em meu governo serão estimulados a vender ao Estado, pois terão a certeza do recebimento. Criaremos ainda um plano eficiente de aumento da arrecadação, atuando de maneira estratégica no combate à sonegação por empresas que sequer estão regularizadas e, além de não pagarem seus impostos, ainda praticam uma concorrência desleal com os empreendedores legalizados. Mas, sem uma economia forte e o desenvolvimento econômico não conseguiremos fazer o Estado crescer, por isso daremos atenção especial a melhoria do ambiente de negócios e a atração de investimentos para que a economia possa crescer, o PIB seja elevado, mais empregos sejam gerados e mais impostos arrecadados aos cofres do Estado, um ciclo virtuoso aliando gestão pública eficiente e desenvolvimento econômico.

Servidores públicos
Os servidores estão há mais de cinco anos sem reajuste e há quase quatro anos recebendo o salário de forma atrasada. Como falei acima, reorganizaremos as contas do Governo para regularizar, em janeiro, o salário dos servidores e poder fazer os reajustes anuais. Buscando uma gestão qualificada, iremos aproveitar e valorizar os servidores concursados em nossa equipe de governo, com foco especial para os gestores públicos, que ajudarão Sergipe a encontrar o rumo certo. Investiremos na modernização da estrutura, investindo em tecnologia e facilitando o trabalho do servidor para que alcance suas metas de trabalho. Retomaremos e fortaleceremos a escola de Administração, buscando capacitar, qualificar e melhorar o desempenho do nosso corpo técnico, estimulando, valorizando e motivando o servidor a prestar um serviço cada vez melhor a nossa população. Capacitar o nosso servidor será um dos programas de maior eficiência que implantaremos, em todas as áreas do nosso Governo. Além disso, faremos nos seis primeiros meses um profundo estudo para realização de concursos públicos em todas as esferas governamentais ao longo dos quatro anos do nosso mandato e revisaremos com agilidade e de forma democrática o Plano de Cargos e Salários.

Esporte e Cultura
Esporte e Cultura são duas áreas que merecerão destaque em nosso Governo porque através delas proporcionaremos aos nossos jovens ocupação, conhecimento e cidadania. Incentivaremos o esporte amador com a realização permanente de atividades esportivas a exemplo dos Jogos Abertos e da revitalização dos Jogos da Primavera. Regionalizaremos a prática esportiva, criando Núcleos em cada território com professores e material com ênfase na vocação daquele território. Além disso, vamos, ao longo do mandato, criar a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, fazendo com que a prática esportiva, a atração e a realização de eventos sejam estimuladas. Iremos implementar o Sistema Estadual de Cultura, fortalecer o Conselho para que possa ser colocado em prática o Plano Estadual de Cultura. Teremos como uma das nossas prioridades a ampliação de investimentos através de editais de fomento e a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, proporcionando investimentos em atividades culturais, estimulando a realização de eventos e a manutenção dos nossos equipamentos culturais, além de expandir as ações da Secretaria de Cultura, interiorizando a sua atuação e proporcionando a toda nossa gente acesso a essa tão importante ferramenta da cidadania.

Turismo
O turismo é uma das áreas que mais me empolga, pois sei que um Estado com potencial turístico como o nosso tem uma grande chance de se tornar um destino importante e gerar emprego e renda pra nossa gente. Justamente por isso teremos os olhos voltados a esse segmento. Através de uma parceria efetiva e democrática com o Trade Turístico reativaremos o Fórum Estadual do Turismo, esquecido nos últimos anos e que tem um papel fundamental na elaboração da política de desenvolvimento do turismo. Vamos acelerar e acabar as obras do Centro de Convenções, que se arrastam há cinco anos, mesmo tendo recursos da ordem de 20 milhões garantidos, viabilizados por mim e pelo senador Valadares, pois sei da importância do turismo de eventos para Sergipe e da capacidade que tem de, em curto espaço de tempo, trazer mais turistas e mais recursos para nossa economia. Também sei da importância de retomar os investimentos em divulgação do nosso Estado através da parceria com as operadoras e da participação de feiras do setor, por isso que encontraremos meios para que essa retomada aconteça logo no primeiro ano de governo. O Turismo é um dos maiores geradores de emprego no Brasil e no mundo e terá prioridade efetiva em nosso Governo.

Previdência
Sergipe vive um problema muito grave em sua previdência e segue no caminho de outros Estados que aumentam o seu déficit a cada ano. Dentro do nosso plano de saneamento das finanças enxugaremos a máquina e iremos honrar os salários dos nossos aposentados e pensionistas já a partir de janeiro. Em um segundo momento buscaremos os técnicos mais especializados do Brasil para, juntamente com nossa equipe, estudarem de forma profunda e eficiente a situação da nossa previdência e propor uma solução viável, possível e que não prejudique nossos aposentados, pois isso eu não irei admitir. Existem algumas soluções de capitalização, de aposentadoria complementar, entre outras que já foram apresentadas por nossa equipe, mas prefiro ser cauteloso e não sair prometendo isso ou aquilo porque estamos falando de coisa séria, é o salário daqueles que trabalharam por anos servindo ao nosso povo, pessoas que não tem outra fonte de renda e que dependem exclusivamente desse recebimento mensal. Encontraremos o caminho certo para cumprir as nossas obrigações com os servidores aposentados e estabilizar o déficit até que ao longo dos anos a previdência possa ir sendo recomposta. Esse é o meu compromisso!

Ação Social
Em nosso governo promoção social terá um carinho todo especial, afinal, estaremos lidando com pessoas carentes, sofridas e que em muitos casos já estão abaladas por um sofrimento diário pelas poucas condições que possuem. Iremos consolidar a Política de Assistência Social de forma integrada com outras políticas como saúde, educação, cultura e habitação, fortalecendo a transversalidade, na busca pela inclusão social e pela melhoria da qualidade de vida da população, isso pra mim é premissa básica. Manteremos e ampliaremos os programas de Inclusão Social, a exemplo do Mão Amiga, do Programa de Substituição de Moradias e tantos outros. Teremos um olhar todo especial para as mulheres, especialmente aquelas que vivem em condição de violência doméstica, casos que tem crescido assustadoramente em Sergipe nos últimos anos e que não tem recebido do atual governo a devida atenção, por esse motivo, implantaremos o Centro de Acolhimento da Mulher em Condição de Violência, um ambiente seguro e protetivo com psicólogos, médicos e assistentes sociais capazes de atender de forma humana e especial aquelas que sofreram de violência. Semelhante cuidado teremos com os idosos que já demonstram que serão maioria em poucos anos no nosso Estado e normalmente não tem a devida atenção dos nossos governantes, por isso, criaremos o Centro Especializado de Atenção ao Idoso com equipe multidisciplinar e estrutura adequada para atender as demandas sociais, psicológicas e de saúde dos nossos idosos.

Outras prioridades
Não poderia deixar de reforçar que somente será possível tudo que propomos através uma gestão técnica e especializada, voltada a resultados, por isso que como medida inicial, após construir o planejamento estratégico, implantaremos o Gabinete de Gestão, uma instância ligada e coordenada pessoalmente por mim, onde participarão todos os secretários de Estado para avaliar o andamento do planejamento, medir os indicadores, avaliar os resultados, corrigir eventuais erros e impulsionar os acertos. Esse Gabinete terá uma atuação firme e propositiva, onde cada secretário terá que ter eficiência e mostrar resultados através da melhoria dos nossos indicadores sociais, econômicos e financeiros. Sergipe tem jeito sim e eu acredito, por isso serei o próximo Governador e com uma gestão eficiente e uma equipe competente, construiremos um novo caminho, uma nova esperança e um novo Sergipe para nossa gente.

Modificado em 05/09/2018 19:16

Universo Político: