body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“O povo tinha esse compromisso de eleger Jackson Barreto governador”, diz Gustinho Ribeiro

Deputado aposta na harmonia entre o Executivo e o Legislativo por Sergipe

Por Joedson Telles

Esperava uma votação tão expressiva, quase 35 mil votos?

Foi uma grata surpresa. A gente trabalhou bastante tanto no mandato quanto na campanha eleitoral. Percorremos o Estado inteiro, teve presença em praticamente 100% do Estado, e graças a Deus o povo entendeu a nossa mensagem, percebeu a necessidade de continuar renovando a Assembleia Legislativa, a política de forma geral, mas também renovando com qualidade. A gente percebeu que o eleitor não aceita qualquer tipo de proposta. Eles analisem e estudam o candidato. Foi uma proposta de renovação com conteúdo, com compromisso, seriedade, capacidade de trabalho. Eu fiquei muito feliz em receber quase 35 mil votos do povo sergipano. Na última eleição, nós tivemos pouco mais de 15 mil votos. Foi o maior crescimento da história política de Sergipe com 111% de crescimento de uma eleição pra outra.

O eleitor entendeu sua mensagem, então?

A gente fica muito feliz. O povo compreendeu nossa mensagem durante a campanha, que nossa mensagem foi bem aceita. Durante as nossas propagandas, a gente percebia quando estava nas ruas que o povo prestava atenção nas nossas propagandas eleitorais e tudo isso conquistou, principalmente, o voto da juventude, da classe média sergipana. Não tivemos aqui na capital nenhuma liderança política, liderança de bairro, mas tivemos uma grande votação da classe média de Aracaju com quase 3 mil votos e tivemos um trabalho justamente nas universidades, junto a juventude, e alguns amigos que confiam nesse nosso projeto e fizeram essa militância aqui na capital. Tivemos uma grande votação em Aracaju. Para o formato da nossa campanha acho que foi uma votação expressiva na capital e diversas cidades do interior mostrou que acreditam no nosso projeto, a exemplo de Itaporanga, onde tivemos 3 mil votos. Eu percebo que o povo compreendeu a nossa mensagem e isso aumenta o nosso compromisso e fortalece ainda mais a nossa caminhada e a nossa construção política. Eu espero que o próximo mandato que vai iniciar em janeiro de 2015 possa ser ainda melhor do que esse, porque a minha passagem pela liderança do governo, o meu primeiro mandato eu aprendi bastante, fiquei mais experiente, conheci o funcionamento da Casa, me aproximei dos parlamentares, criei uma relação de confiança, de respeito mútuo com os meus colegas. Eu acho que isso facilita o nosso trabalho para o próximo mandato.

O trabalho dessa Casa será fundamental para ajudar Jackson a corresponder às expectativas do povo…

A vitória de Jackson foi esmagadora. Foi a resposta do povo sergipano. A manutenção do projeto, que começou com Marcelo Déda, que construiu uma nova metodologia de governar o Estado de Sergipe e isso foi reconhecido agora. O povo retribuiu não só o trabalho de Marcelo Déda, mas o trabalho do próprio Jackson que tem uma história muita bonita que todos já conhecem, e será fundamental para o sucesso do próximo governo de Jackson Barreto essa parceria com a Assembleia Legislativa, lógico que respeitando a função de cada poder, mas é preciso que o Poder Legislativo esteja sintonizado com o Poder Executivo, para que a gente possa trabalhar em conjunto e beneficiar o povo sergipano, para que não aconteça polêmicas como foi o caso do Proinveste, Proredes, que acaba atrapalhando, a oposição entende que não é interessante, a situação entende que é. Essa discussão acaba atrapalhando os projetos relevantes para Sergipe. Eu tenho certeza absoluta que Jackson Barreto terá uma sintonia muito grande com o Poder Legislativo e eu espero que meus colegas deputados possam entender essa necessidade para o bem de Sergipe da gente estar sintonizado com o Poder Executivo pra que a gente possa trabalhar e melhorar a vida do povo sergipano cada vez mais.

 

Até porque Jackson já deu provas que sabe dialogar com respeito com esta Casa…

Com certeza absoluta. Desde quando Jackson assumiu o Governo do Estado dialogou bastante com os parlamentares. Ele dialoga sempre com o Poder Legislativo e isso foi demonstrado durante esses meses que ele está no governo. Com certeza absoluta será da mesma forma no próximo governo de Jackson Barreto. Ele terá esse diálogo importante com Jackson Barreto para que a gente continue em sintonia, trabalhando em prol do povo de Sergipe

Em 1994, Jackson, por pouco, não chegou ao Governo de Sergipe numa eleição com Albano, que acabou sendo eleito no 2º turno, mas muitos colocam em xeque essa eleição. O povo tinha essa dívida com Jackson?

Com certeza. O povo sergipano tinha esse compromisso de eleger Jackson Barreto governador. Da geração de Jackson, ele é um dos políticos que tem a história mais bonita, que lutou contra a ditadura, contra a redemocratização do nosso país, e o povo sergipano presenteou Jackson Barreto por toda a sua história com essa vitória com mais de 120 mil votos a frente do seu opositor, que foi o senador Eduardo Amorim. Essa foi a maior vantagem que um candidato teve em toda a história política de Sergipe. Jackson ganhou para Amorim com mais de 120 mil votos. Isso foi uma resposta do povo sergipano que não concorda com grandes grupos empresariais envolvidos em políticas, esses acordos feitos em gabinetes que não condizem com a história do povo. Jackson foi pra rua sem estrutura financeira. Foi para rua com a militância, com seus aliados, com os que estavam e estão com ele e o povo percebeu que o grupo liderado pelo candidato Amorim representava acordos econômicos, representava a força do poder econômico. O eleitor sergipano conseguiu separar muito bem isso, deixar isso de forma muito clara, e depositou voto naquele que tem a cara do povo de Sergipe, que representa a força do povo, e acima de tudo isso, tem um projeto de governo que vem melhorando cada vez mais a vida do povo sergipano. Os índices do nosso estado estão crescendo. Sergipe bate o recorde no índice de emprego, de desenvolvimento humano, e tudo isso é sentido no dia a dia dos cidadãos, principalmente daqueles que estão mais distantes, da população do interior. A população sente isso. Quando a vida do povo melhora, quando a vida dos mais carentes melhora, o povo percebe e acaba escolhendo aquele projeto político que foi responsável por isso. Acho que foi por isso que Sergipe deu a maior vitória da história política do nosso Estado ao governador Jackson Barreto.

O PSD, que contribuiu para a vitória de Jackson Barreto, participará, evidente, do seu governo, não?

Com certeza. Jackson reconhece sempre seus aliados e o PSD saiu muito fortalecido nessa eleição. Nós fizemos três deputados estaduais entre os mais votados, os deputados Jeferson Andrade, Luiz Mitidieri e Gustinho Ribeiro, tivemos também a eleição do deputado federal Fábio Mitidieri com uma expressiva votação, que também foi uma surpresa, um fenômeno nas urnas, e eu tenho certeza que o PSD continuará entrosado o governador Jackson Barreto, e Jackson tem essa característica de reconhecer seus aliados, reconhecer seus companheiros e saber respeitar a vontade do povo. O PSD hoje representa uma parcela muito grande do eleitorado sergipano. Só para deputado estadual foram mais de 120 mil votos entres os três deputados estaduais. Eu tive 34.863 mil votos, Jeferson 33.898 mil votos e Mitidieri 33.847 mil votos. É uma votação expressiva. Nós fomos os deputados mais votados da coligação de Jackson Barreto. Isso representa a vontade do povo. Representa que as ruas mandou nas urnas dizendo que os representantes do PSD tem responsabilidade, legitimidade e vamos votar neles. Isso mostra a força do nosso partido. Eu espero que a gente continue participando cada vez mais participando do governo e contribuindo para o projeto de Jackson Barreto.

Modificado em 07/10/2014 13:42

joedson: