body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O PDT de Sergipe será exemplo como o do Ceará?

Por Gleice Queiroz

No dia de hoje aniversearia Leonel Brizola. Um dos grandes políticos defensores do povo brasileiro, nacionalista, desenvolvimentista, fundador do PDT (Partido Trabalhista Brasileiro), dos CIEPs, da educação integral para nossas crianças, um sonho ainda não realizado no país.

Justiça seja feita, cabe ao PDT ostentar os dois projetos educativos estaduais mais profícuos da educação fundamental no Brasil. O primeiro, capitaneado por Brizola e Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Boicotado pelos governadores que se seguiram, deixou estudos, documentos, registros, construções, legados. E a barbárie social por não ter sido continuado. O segundo, iniciado por Cid Gomes e Izolda Cela, em Sobral e depois no Ceará, catapultou o estado nordestino a ser referência na educação brasileira, não obstante, proporcionalmente, ter menos recursos que muitos dos estados brasileiros, incluso Sergipe. Brizola e seus discípulos cearenses mostraram, na prática, como a educação pode ser o caminho da inclusão, da construção da cidadania e do desenvolvimento.

Ostentar o menor índice de analfabetismo, educar as crianças na idade certa, tornar a política pública da educação, como política de Estado, é uma ação que o PDT nacional tem de se orgulhar.

Atualmente, o PDT governa a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe. Tem menos de 30 dias. Ainda é o início. Meu desejo é que não envergonhem o PDT nacional, cumpram o que reza o novo FUNDEB e o Plano Estadual da Educação, profissionalizem a gestão, valorizem os educadores, tenham objetivos, ações e metas centrados no aprendizado dos discentes, se espelhem no melhor do que o PDT fez no país, especialmente no Ceará, onde orgulhosamente ostenta a bandeira das melhores escolas públicas do país, fruto da educação como política de Estado. O que significa, na prática, a limpeza das indicações políticas espúrias que, por décadas, atrasaram o avanço da educação sergipana.

Viva Brizola!

Gleice Queiroz é jornalista de Educação, associada à Jeduca e mestranda em Comunicação (UFS)

Modificado em 23/01/2023 07:19

Universo Político: