body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

O lado negativo de isentar donos de motos do pagamento do IPVA

Por Joedson Telles 

Bem intencionado e atuante, o deputado estadual Georgeo Passos quer isentar proprietários de motocicletas até 125 cilindradas do pagamento do IPVA. O deputado até já apresentou uma indicação ao Governo do Estado. Aparentemente, a ideia emerge como a coisa certa a ser feita, já que alcançaria pessoas com baixo poder aquisitivo. Mas não é.

Evidentemente não é a intenção do deputado inflar estatísticas negativas. Seu argumento repousa em facilitar a vida, sobretudo, daqueles que utilizam uma motocicleta para o trabalho; e, de fato, deixar de pagar o IPVA seria um alívio considerável no bolso deles.

Não é por mero acaso ou irresponsabilidade que muitos destes trabalhadores arriscam circular com o documento atrasado. Falta-lhes condições mesmo.

Todavia, os óbitos e o número de pessoas que já foram levadas a um hospital – sobretudo ao João Alves Filho – por se envolverem em um acidente sepultam qualquer boa intenção do parlamentar e de quem pensa como ele; principalmente quando se leva em conta que muitos destes “acidentes” seriam evitados se houvesse prudência por parte dos próprios motociclistas.

A isenção do imposto seria um estímulo a aquisição de motos. E, lógico, quanto mais motos nas ruas mais as chances de acidentes…

… Indagado sobre a indicação de Georgeo Passos, o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Cristiano Cavalcante, disse que, antes mesmo de Georgeo externar sua intenção, o governo já estudava a possibilidade. Analisa, inclusive, se é constitucional. Acredito que por conta de o Estado estar abrindo mão de receita. Em todo caso, parece haver uma suave disputa pela paternidade da criança que não deveria ser gerada.

 

 

 

Modificado em 15/03/2023 11:04

Universo Político: