body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“O governo que mais tirou direito dos trabalhadores foi o governo de Marcelo Déda. É mentira, hoje, porque ele morreu”, diz Venâncio

Deputado diz ainda que Ana Lúcia fez mais oposição ao saudoso do que ele

Venâncio: “a maioria nem dá aula”

Por Joedson Telles

Sentindo-se atingido pelo discurso da deputada estadual Ana Lúcia (PT), já que foi líder do governo João Alves Filho (DEM) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) só esperou a colega de parlamento deixar a tribuna para ocupar e reagir com dureza. “Se foi um governo que mais tirou direito dos trabalhadores e, principalmente, da Educação foi o governo de Marcelo Déda. É mentira, hoje, porque ele morreu. Quem fez oposição a Déda foi eu. E mais do que eu foi ela. Nos momentos mais difíceis da vida dele, inclusive companheiros do PT como o deputado Francisco Gualberto e a deputada Conceição Vieira tomou até palmada nas fotos. Hoje, Déda é salvador da pátria. Quem ouviu o discurso da deputada Ana Lúcia no governo de Déda não acredita que é a mesma pessoa. Isso não existe. Agora, só os outros governos são irresponsáveis? Se a previdência está dessa natureza pode ter certeza que o governo dela tem grande participação. Aqui foi taxado os governos anteriores de irresponsáveis, mas só falam do negão. Os dos outros que passaram ela não disse nem o nome. Vai terminar os dias dela e só vai  se aposentar na compulsória, mas do sindicato e não da sala de aula”, disse Venâncio.

O discurso do deputado Venâncio Fonseca inflamou professores filiados ao Sintese que ocupavam as galerias da Assembleia Legislativa e passaram a se manifestar vaiando o parlamentar. Como o regimento da Casa não permite manifestações, o presidente Garibalde Mendonça (PMDB) e a própria Ana Lúcia acalmaram os educadores. Da tribuna, contudo, Venâncio não se intimidou e se dirigiu aos professores. “A maioria não dá nem aula. Eu enfrentei o sindicato no governo que participei e enfrento a qualquer momento, mas com argumento. Só quer bater e na hora que toma um beliscão fica tudo aperreado Tudo fora da sala de aula”, disse referindo-se aos professores que estavam nas galerias.

Após passar um pito nos professores, o deputado Venâncio Fonseca continuou seu discurso na tribuna direcionando suas palavras contra a deputada Ana Lúcia. “A senhora vem tirar uma de boa. A senhora deve estar gostando que Dilma saiu, porque agora tem discurso. Passou o tempo todo caladinha porque era seu governo. Caladinha. Com esses problemas todo e porque vossa excelência não solucionou? Agora vem para aqui fazer um discurso como se fosse a bacana e os demais aqui nada? Os direitos dos professores foram tirados no seu governo. A senhora omitiu. Fale a verdade. Faça um discurso com conteúdo verdadeiro. Eu participei de governos aqui e não sou irresponsável. Eu votei de acordo com a minha convicção. Ou a senhora quer que eu vote como a senhora quer? Tem que respeitar a  opinião de cada colega  e dos governos que passaram”, disse Venâncio.

Ao justificar seu voto favorável ao PL, mesmo sendo um deputado de oposição, Venâncio disse que o governo precisa tomar providências para colocar os vencimentos do funcionalismo em dias. “Seja o servidor que está na ativa ou o aposentado. O governo tem que fazer com que coloque esses servidores com o pagamento no mês. Muitos fizeram críticas nas comissões ao projeto, e todos têm suas razões. As preocupações têm cabimento. Mas eles irão votar como eu para colocar pelo menos em dia o salário dos aposentados. Eram os primeiros que recebiam e hoje são os últimos – e parcelado. Esse projeto vai amenizar alguns meses. Basta o sacrifício que já estão passando há alguns anos sem aumento, e agora sem certeza do dia que vai receber. Senti-me na obrigação de defender não só o governo pelo qual participei, mas dos colegas que estavam na época, e que aqui votaram e merecem o respeito pela independência da consciência de cada um como votou”, disse.

Modificado em 22/09/2016 09:30

Universo Político: