body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“O Flamengo sozinho é maior”, diz Landim. Perfeito. “Outro patamar”

Por Joedson Telles

Saca só essa frase colhida numa nota emitida pela Rede Globo (aberta, SporTV e Premiere) “explicando” o que impede a renovação do contrato que garantiria a transmissão dos jogos do Flamengo no Campeonato Carioca 2020: “o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro”. Ou seja, o Flamengo não aceita tratamento igual.

O próprio presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, abre o jogo no site Coluna do Fla. “O percentual oferecido neste contrato é igual ao dos outros três grandes. O Flamengo sozinho é maior em termos de demanda do que todos os outros três somados. É muito, muito, muito inferior ao que achamos de fato que o Flamengo merece”, diz.

Evidente que, aos olhos de quem não é torcedor do Flamengo, a Globo está certa em democratizar – ou pelo menos pensar que está democratizando a verba. Por sua vez, a torcida do Flamengo, mesmo penalizada, privada de ver seu time na TV, em sua imensa maioria, está fechada com a direção do time. Tomaria a mesma decisão de não renovar o contrato.

Analisando friamente – e levando em conta que futebol profissional não é apenas lazer de torcedor, mas um mega negócio para quem joga e administra envolvendo muita grana, muitos compromissos – entende-se a direção do Flamengo. Na verdade, o contrato antigo já era um equívoco. Renová-lo uma falta de respeito ao Flamengo.

Bolas! Se uma televisão faz um contrato de transmissão de jogos e o seu poder de barganha com patrocinadores está na chamada audiência como não pagar mais ao time que assegura essa audiência? Os jogos são exibidos para todo o Brasil e o Flamengo tem bem mais torcedores em todos os municípios brasileiros que os demais times.

Em muitos locais, sozinho, o Flamengo tem mais torcida que Vasco, Fluminense e Botafogo juntos, como é o caso de Aracaju, onde uma pesquisa feita recentemente foi divulgada pela FM Jornal comprovando o óbvio.

As arquibancadas também gritam a hegemonia do Flamengo. É só pegar o público presente aos jogos do time no Maracanã ou quando visitante, sobretudo no último Campeonato Brasileiro, e comparar com os jogos dos rivais cariocas. Do ângulo que se observar, o Flamengo sobra em se tratando de atrair pessoas para assistir aos jogos.

Como se ter a maior torcida do Brasil fosse pouco, a Globo parece desconhecer, ao menos na prática, a disparidade que existe hoje do plantel do Flamengo para os times do Vasco, Fluminense e Botafogo. Desnecessário escrever aqui que o Flamengo é hoje, e provou em campo, em 2019, ganhando tudo, o melhor time do continente. Um time que além das vitórias que asseguram os títulos, joga um futebol ofensivo de qualidade ímpar. Poucos times no mundo jogam bonito como o Flamengo. Um espetáculo.

Isso é bom para a torcida? Para o próprio Flamengo? Claro. Óbvio. Nem precisamos acionar o VAR. Mas é bom também para a televisão, que bomba em audiência quando o Flamengo está em campo. É bom para o anunciante, que investiu e vê sua marca sendo exibida para milhões de pessoas. Pergunte aos empresários que patrocinarão a transmissão do Carioca, investindo alto na Globo, como receberam a notícia que o Flamengo está fora? Olhe os jogadores do Flamengo, os dos outros times e responda quais atraem mais público…

O Flamengo não atingiu “outro patamar” – como cunhou o Bruno Henrique – zero 800. Além de muito trabalho é muita grana investida – inclusive neste início de ano, quando está aumentando salários de jogadores para segurá-los, e contratando outros para reforçar ainda mais o elenco. A folha de pagamento do Flamengo é infinitamente mais alta que as três folhas juntas dos rivais. Detalhe: o Flamengo, ainda assim, paga em dia. Não vive na mídia por atraso salarial.

E se o Flamengo tem muito mais despesas que os rivais, e é de longe a maior atração do campeonato, como aceitar a igualdade apenas no quesito faturar? Como já disse neste texto, futebol é paixão de torcedor, mas é também profissional. E a Globo não é torcedora: faz parte do time dos profissionais que faturam alto com a festa. Precisa dar a atenção e a grana que o Flamengo merece. Ainda há tempo de consertar a lambança.

 

 

Modificado em 17/01/2020 08:27

Universo Político: