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O Coaching – uma proposta para ajudar as pessoas a realizar sonhos

Taissa Amorim: representante em Sergipe

Por Maria Rita Gramigna

Existem caminhos que levam à realização sonhos. Muitas vezes, eles estão pouco visíveis e temos dificuldades em encontrá-los.

O Coaching é a nova disciplina queajuda as pessoas a identificar as trilhas que levam à realização pessoal e/ou profissional.

O processo inicia quando o coachee define uma situação futura desejada. Partindo do momento atual, o espaço entre a realidade e o sonho pode ser preenchido pelas ações definidas no processo de Coaching.

O Coaching prepara as pessoas a alcançaro seu melhor desempenho pessoal e profissional. Orienta na identificação de metas e objetivos de sucesso, na revisão de valores e crenças, na identificação de talentos em potencial, na missão pessoal e na visão de futuro.

O Coaching envolve as pessoas no processo de autodesenvolvimento, provocando motivação, comprometimento, competências e prática de ações em direção às metas traçadas..

Nas organizações, estimular cada pessoa neste contexto é papel do líder coach.

 

O que é ser um líder coach?

Usando a metáfora da árvore, o líder coach poderá se orientar por três conjuntos de indicadores de competências:

INDICADORES DE COMPETÊNCIAS

COPA: representa as habilidades adquiridas e disponíveis para atuar como coach.

TRONCO: representa os diversos conhecimentos e informações acumuladas ao longo da formação profissional.

RAIZ: representa o conjunto de atitudes e comportamentos que o coachmobiliza quando coloca em prática o Coaching..

 

HABILIDADES: as ações de entrega do coach

Cria clima de sinergia, respeito e comprometimento entre as partes.

Auxilia ocoachee a identificar necessidades.

Utilizaferramentasespecíficas do coaching para estimularo coachee na efetiva mudança e melhoria de resultados.

Usa o feedback como estímulo e reconhecimento ao coachee, pelos passos alcançados e a alcançar.

Consegue, através do coaching, a atenção e o respeito do coachee.

Acompanha e participa do andamento do processo, colocando-se disponível.

Avalia e, se necessário, ajuda a reorientar as metas do coachee.

 

CONHECIMENTOS: o que o líder coach precisa saber.

Das técnicas e ferramentas de Coaching.

Das competências essenciais do líder coach

Das funções e papéis da liderança coach: apoiar, acompanhar, orientar, delegar, treinar e etc.

Dos estilos de liderança assertivos (positivos, que levam a resultados satisfatórios ou além do esperado) e não assertivos (que impedem o alcance de resultados).

Do próprio trabalho (competências técnicas).

Das principais funções do papel de liderança.

Das metas, diretrizes, estratégias e valores da empresa.

Das próprias emoções.

 

ATITUDES: como o líder coach age em seu cotidiano.

Demonstra interesse pelo coachee.

Respeita o ritmo do coachee.

Demonstra valores construtivos, tais como: confiança, respeito, ética, honestidade, justiça, lealdade.

Demonstra satisfação com os resultados alcançados pelo coachee.

Celebra e passa energia positiva para o coacheepelo seu desenvolvimento.

Valoriza resultados e metas.

Na era das competências, o líder que atua como coach faz a diferença!

 

Significado dostermos usados neste texto

  • COACHING: processo que ajuda uma pessoa a sair de uma situação A para uma situação B (futuro desejado).
  • COACH: Profissional que conduz o processo de Coaching.
  • COACHEE: pessoa que se submete ao processo de Coaching.
  • COMPETÊNCIA: conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que compõem o perfil de uma pessoa, o que a faz diferenciar de outras em determinadas situações e contextos.

 

*Maria Rita Gramigna, diretora do Instituto de Gestão de Pessoas (IGP)

 

Representante do IGP/MRG em Sergipe:

Taissa Amorim – Diretora do IMP

Contato: (79) 8819-6158 / e-mail: igp_se14@terra.com.br

Modificado em 20/01/2015 08:33

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