body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“O braille é uma importante ferramenta de formação e inclusão social”, diz Sargento Byron

Nesta quinta-feira, dia 8, durante a 28ª Sessão Ordinária, da Câmara de Aracaju, o vereador Sgt. Byron Estrelas do Mar (Republicanos) comemorou o “Dia Nacional do Braille”, celebrado, hoje, em todo território brasileiro, e reforçou a importância da universalidade do sistema para o processo de formação e inclusão social da pessoa cega ou com baixa visão.

Inventado pelo Francês Louis Braille, o sistema é composto por escrita e leitura tátil e consiste em arranjos de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada. As variações dos seis pontos permitem a formação de 63 combinações ou símbolos para escrever textos em geral, anotações científicas, partituras musicais, além de escrita estenográfica.

Em seu discurso, o vereador, que é fundador do Projeto Estrelas do Mar, voltado à inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, incentivou que a sociedade social se sensibilize em relação à adoção do Braille.

“É um sistema muito louvável. Precisamos engajar a sociedade para que o adote. Implantar o sistema nos estabelecimentos comerciais, nas instituições públicas e até na educação é garantir direitos às pessoas cegas ou com baixa visão. O braille é uma importante ferramenta de formação e inclusão social”, reforçou Byron.

Por Pábulo Henrique, da assessoria de imprensa do parlamentar

Modificado em 08/04/2021 19:09

Universo Político: