body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Núcleo de Apoio insere 892 sergipanos no mercado de trabalho

De janeiro a outubro deste ano, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) colocou 892 pessoas em postos de trabalho – quase o dobro das colocações de todo o ano de 2016, quando foi registrada a inserção de 453 sergipanos. Importante instrumento que auxilia os desempregados sergipanos no seu recomeço profissional e àqueles que buscam a primeira oportunidade, o NAT é vinculado à secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) e opera, em Sergipe, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Ministério do Trabalho. Dessa forma, atua na captação de vagas e realiza a intermediação de mão de obra entre empregadores e candidatos, contribuindo para a sua inserção no mercado de trabalho.

Ao longo deste ano, foram ofertadas 2.177 vagas através do SINE/NAT, com o encaminhamento de 4.323 pessoas para processos seletivos. “Em meio às dificuldades que o país enfrenta, especialmente no âmbito do desemprego, o NAT tem sido um grande mecanismo para fazer com que o cidadão se recoloque no mercado. A prova disso é a confiança que as empresas têm pelo NAT, disponibilizando suas vagas. Sem dúvida, todo trabalho vem fazendo a diferença e contribuindo para a intermediação da mão de obra em Sergipe, em diversos segmentos”, disse o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral.

Na avaliação de Sandra Magna Rezende, coordenadora Estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, os dados são bastante positivos. “Nem fechamos o ano e já conseguimos ultrapassar as inserções de 2016, praticamente dobrando o número de pessoas que conseguiram uma vaga. Esse sucesso reflete o trabalho de conscientização e a dedicação que o NAT vem realizando”, destacou. Ainda segundo ela, a informatização contribui para a agilidade do serviço. “Diante da confiabilidade que as empresas têm conosco, muitas vagas chegam por e-mail. Fazemos uma seleção criteriosa e só encaminhamos pessoas de acordo com o perfil solicitado, para que o empregador não perca tempo e receba o candidato pronto para a entrevista. O trabalho de monitoramento do NAT faz toda a diferença”, detalhou.

Cadastro e encaminhamento

Em Aracaju, os candidatos podem fazer o cadastro no NAT Matriz, localizado na sede da Seidh (Rua Santa Luzia, 680, bairro São José); nas três unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC RioMar, Rua do Turista ou Rodoviária Nova); ou no Espaço Zé Peixe (antigo Terminal Hidroviário, no Centro da capital). No interior, o NAT atende nos municípios de Boquim, Neópolis, N. Sra. do Socorro, Simão Dias, Canindé de São Francisco e Lagarto; além das ações itinerantes.

O cidadão ainda tem a facilidade de fazer o cadastro no portal www.maisemprego.mte.gov.br. “Nessa plataforma, há milhares de pessoas cadastradas e o NAT faz a convocação de acordo com a exigência da empresa. Nossos profissionais filtram a pessoa e mantém o contato. Mesmo se não atender a um perfil de uma determinada empresa, o candidato fica no banco de dados e, a qualquer momento, pode receber uma ligação nossa para outra seleção. O cadastro no site é o ponto inicial, porque diariamente as vagas surgem”, alertou.

Neto Barros é analista em Recursos Humanos de uma multinacional holandesa que atua em Sergipe e foi ao NAT para fazer a seleção de novo quadro profissional. Após receber o encaminhamento dos currículos, ele usou a estrutura do NAT/Seidh para fazer as entrevistas. “É a primeira vez que fazemos a parceria com o NAT e entendemos que este é o local correto para chamar o candidato. Quando descrevemos a quantidade e o tipo da vaga, o serviço nos dá as referências dos profissionais que obedecem aos nossos critérios. Nossa estimativa é conversar com 150 pessoas e contratar 70% delas. Estamos muito satisfeitos com o profissionalismo que o NAT tem”, analisa.

Enviado pela assessoria

Modificado em 28/11/2017 14:54

Universo Político: