body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Novo Programa visa atender mais de 420 alunos

Instituído pela Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016 em consonância com as determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o Programa Novo Mais Educação, relaciona o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
O Novo Programa é uma ação estratégica indutora do Governo Federal, para a consolidação da Educação Integral como política pública dos estados e municípios, numa perspectiva da oferta da escola em tempo integral.
De acordo com a coordenadora do Programa Novo Mais Educação em Pirambu, Arlete Maria França Oliveira, o Novo Programa tem como objetivo, busca alcançar a meta estabelecida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento pela Educação Básica) e o desafio de atingir as metas 6 e 7 do Plano Nacional de Educação, que determinam a ampliação da oferta de educação em tempo integral e a melhoria da qualidade do fluxo escolar e da aprendizagem das escolas públicas.
O Programa visa também à melhoria da aprendizagem de crianças e adolescentes fomentando debates em torno de Novas Tecnologias de Trabalho, Novos Olhares aos Currículos e a Prática Pedagógica.
Segundo Arlete, o Programa será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino por meio de realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvimento de atividades complementares nos campos de artes, cultura, esporte e lazer ampliando a permanência do aluno na escola.
“O Município de Pirambu via Secretaria Municipal de Educação aderiu o Programa Novo Mais Educação em outubro de 2016, com proposta de efetivo desenvolvimento em 2017”, diz a coordenadora, ressaltando o apoio incondicional do prefeito Élio Martins em prol da qualificação educacional.
Ainda de acordo com ela, a proposta abrange as Instituições Educacionais a exemplo das Escolas Municipais Escola Municipal Mário Trindade Cruz, Laudelina Moura Ferreira, João Francisco da Silva, Ester Ribeiro Dantas, Profª Maria Júlia Cruz Daltro, Juarez Lopes Cruz e Escola Municipal XV de Novembro, demanda de atendimentos a 420 alunos.
Segundo a coordenadora, as escolas foram contempladas com o repasse da 1ª parcela do recurso financeiro PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola) Educação Integral, destinados a Ressarcimento dos Mediadores da Aprendizagem e Facilitadores (responsáveis pelo desenvolvimento das atividades) e aquisição de material de consumo destinados nos Kits para desenvolver as atividades, de acordo com a orientação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A expectativa da coordenadora com a implantação do Novo Programa é melhorar o aprendizado, a nota do Ideb e ao mesmo tempo retirar a criança da rua com atrativos como: artes, dança, teatro, cultura, esporte, lazer, artesanato, introdução ao instrumento de corda, e buscar formar o futuro cidadão, destaca Arlete Maria.
Secom/Pirambu

Universo Político: