body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Não vou privatizar a Deso”, reforça Fábio Mitidieri

Em reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Sergipe (Sindisan), o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, e o vice Zezinho Sobral reforçaram que pretendem investir e fortalecer as empresas estatais, como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Companhia de Desenvolvimento der Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

“Eu não vou privatizar a Deso, defendo a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) e o modelo será feito em discussão com a empresa. Eu tenho a mesma visão e preocupação que vocês têm com a situação dos recursos humanos e com o fortalecimento das empresas estatais, como a Deso e Cohidro. Sei que vocês estão me cobrando o justo e estão certos. Eu estou aqui para defender vocês, reconhecer nossos erros e buscar melhorias. Enquanto deputado, eu já tinha uma preocupação com a Deso, inclusive já destinei emendas para que as cidades, como Macambira, pudessem comprar os equipamentos necessários para ampliar o abastecimento de água”, relembra Fábio Mitidieri.

Iara da Costa Nascimento, diretora de Administração e Finanças do (Sindipan), também relembrou a contribuição do candidato a vice Zezinho Sobral para os trabalhadores da Cohidro. “Eu aproveito a oportunidade para agradecer a Zezinho Sobral, Zeca e Paulo Sobral por ter contribuído para que os trabalhadores da Cohidro conseguissem assinar, depois de dez anos, assinar um acordo coletivo. Sem vocês, não teríamos conseguido essa incorporação”, defende.

O presidente do Sindisan, Sérgio Passos, defendeu a não privatização da Deso, em consonância com as propostas de Fábio Mitidieri.

“A gente sabe que a empresa privada não vai levar água para aqueles lugares mais distantes. E, enquanto candidato ao governo, é importante entender que a água é um bem social que ele pode fazer para a população. E, para isso, ele deve manter a empresa nas suas mãos, manter sob o seu controle uma empresa pública que leva saúde para as pessoas, proteção ao meio ambiente e infraestrutura”, defende o presidente.

Na carta compromisso assinada por Fábio, os funcionários pediram a valorização dos servidores, a realização de novos concursos para renovar os quadros e fortalecer as empresas estatais.

Os deputados eleitos Jorginho Araújo e Katarina Feitosa e os vereadores Ricardo Vasconcelos e Nitinho Vitale também participaram da reunião. Além da diretoria do Sindidan, o presidente da Deso, Carlos Melo, e outros funcionários da empresa e representantes da Cohidro estavam presentes.

 

Descentralização dos serviços de saúde será prioridade no governo de Fábio Mitidieri

 

O candidato Fábio Mitidieri, tem um compromisso firmado com a melhoria dos serviços de saúde em Sergipe, nos próximos anos. Para isso, Fábio propõe a descentralização dos serviços, a modernização do atendimento e a criação do Opera Sergipe para zerar as filas de cirurgias eletivas.

Desde os mandatos como deputado Federal, Fábio Mitidieri mantém o diálogo aberto com os profissionais de saúde para entender todas as demandas da categoria e as necessidades da área. Agora, como candidato ao governo, ele defende a valorização profissional, por meio da capacitação continuada das equipes, criação e implantação da Residência Multiprofissional em todas as carreiras de saúde, de acordo com a necessidade da rede.

“Vamos governar na base do diálogo com as diversas categorias. Queremos fazer um governo participativo. Na área da saúde, vamos modernizar os serviços com prontuário eletrônico, telemedicina. Nosso compromisso é melhorar os serviços ofertados”, explica o candidato ao governo.

O então candidato a vice-governador, Zezinho Sobral, já foi secretário de Estado da Saúde e trabalhará junto a Fábio para melhorar os serviços. Em sua gestão, o Samu foi considerado o melhor do País; deu início a construção do bunker da radioterapia do Huse hoje já em funcionamento; efetivou o complexo regulatório de Sergipe por meio do Sigau.

O plano de Governo prioriza a descentralização dos atendimentos e exames para o interior. Para isso, os hospitais regionais serão fortalecidos, ampliando as especialidades; e será implantada uma política que assegure a contratação e a valorização de profissionais de saúde em toda a rede, em especial às unidades do interior que não conseguem suprir a demanda pela ausência de profissionais.

Para o médico ortopedista e ex-superintendente do Huse, Walter Pinheiro, a descentralização dos serviços também reduzirá os custos dos tratamentos para o Estado e para os pacientes.

“Os exames de alta complexidade estão todos reunidos dentro do Huse. Um sistema que demanda tempo do paciente e que congestiona toda a operação do hospital. Dentro dessa proposta da descentralização, que não engloba apenas os exames de laboratório, ultrassom ou tomografia, Fábio também pretende modernizar os serviços. Então a população terá um atendimento mais eficiente, moderno e na sua cidade, ou o mais próximo possível. Essa medida reduz os custos do tratamento, além de reduzir a lotação dos hospitais em Aracaju”, explica.

 

Universo Político: