body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Não tenho como permanecer em um ambiente onde o debate proposto é o ódio e a morte”, diz Rogério

Presidente do PT de Sergipe e pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho comentou, nesta sexta-feira, dia 26, a repercussão da sua saída do grupo do Universo Político no whatsapp, alegando que postagens esdrúxulas incitam o ódio e a morte do ex-presidente da República e seu aliado político Luiz Inácio Lula da Silva. “Como cidadão e como médico, para mim é duplamente inadmissível aceitar manifestações desse tipo. Eu sei que a maioria dos membros do grupo, independentemente de suas posições políticas, não aceita nem compactua com a intolerância. Mas não tenho como permanecer em um ambiente onde o debate proposto é o ódio e a morte de pessoas”, diz Rogério Carvalho.

Leia a nota que o presidente do PT enviou ao jornalista Joedson Telles, editor do Universo

Caro Joedson,

Li seu artigo sobre a minha saída do grupo Universo Político e gostaria de fazer algumas considerações.

Em primeiro lugar, eu quero reafirmar que a minha saída nada tem a ver com a maneira como o grupo Universo é administrado, nem com o debate que ele possibilita entre a imensa maioria dos seus membros. Ao contrário, acredito que ele é necessário e benéfico à democracia, ao fomentar a discussão de ideias diferentes, e gostaria de parabenizá-lo pela maneira como você o conduz.

Infelizmente, alguns dos membros do grupo abdicam do debate saudável e construtivo para incitar o ódio irracional, a morte não só política, mas também física de pessoas como o ex-presidente Lula, um homem que tenho como líder, como modelo e como amigo.

Como cidadão e como médico, para mim é duplamente inadmissível aceitar manifestações desse tipo. Eu sei que a maioria dos membros do grupo, independentemente de suas posições políticas, não aceita nem compactua com a intolerância. Mas não tenho como permanecer em um ambiente onde o debate proposto é o ódio e a morte de pessoas.

Gostaria de lembrar também que, como você lembrou, o debate político não é exatamente um estranho para mim. Eu fui formado no movimento estudantil e na luta para construir um sistema de saúde melhor para os sergipanos. Aprendi muito debatendo com pessoas que pensavam diferente de mim. Mas aprendi também que há um nível de respeito, civilidade e humanidade abaixo do qual nada se constrói. O ódio não leva a lugar nenhum. Especialmente em um momento como este, em que precisamos de um debate realmente construtivo e propositivo para sanar as feridas que estão dividindo o país e voltarmos, todos, ao crescimento que vivemos em um passado não muito distante.

Por fim, deixo meus agradecimentos pela sua compreensão a respeito da minha saída. Gostaria de dizer novamente que nada nesse episódio fere o meu respeito e admiração pela maneira sóbria e equilibrada com que você exerce o jornalismo, nem pelos membros que procuram engrandecer o debate propondo ideias para um Brasil e um Sergipe melhor.

Rogério Carvalho, presidente do PT de Sergipe.

Modificado em 26/01/2018 18:11

Universo Político: