body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

MPF acusa Valmir de Francisquinho de compra de votos

MPF ajuíza representação contra prefeito. Talysson poderá ter o mandato cassado

O Ministério Público Eleitoral em Sergipe ajuizou representação contra o prefeito afastado de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa,  Valmir de Francisquinho, e o deputado estadual eleito Talysson Barbosa Costa, filho de Valmir, por compra de votos. Se a ação for julgada procedente, Talysson poderá ter o mandato cassado. No documento, o MPE afirma que Valmir dos Santos Costa doou dinheiro a eleitores com objetivo de captar votos para seu filho, Talysson Barbosa Costa. Nas imagens apresentadas à Justiça Eleitoral, o prefeito aparece dando dinheiro a três eleitores.

Segundo a legislação, a compra de votos se caracteriza toda vez que ao eleitor for oferecido, prometido ou entregue bem ou vantagem no intuito de conquistar-lhe o voto. “Para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de votos, bastando a evidência do dolo, consistente no especial fim de agir”, explica a procuradora regional Eleitoral Eunice Dantas.

Pena – As penas pela compra de votos são multa e cassação do diploma.

A ação tramita na Justiça Eleitoral com o número 0601572-10.2018.6.25.000

Do MPF/SE

Modificado em 12/12/2018 06:02

Universo Político: