body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mendonça Prado profere palestra sobre Reforma Política

Na tarde desta segunda-feira (04), o deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) proferiu palestra sobre “Reforma Política no Brasil” para estudantes do curso de Direito da Faculdade Pio Décimo, em Aracaju.

Em sua explanação, o parlamentar sergipano disse acreditar que o Brasil deve ter um sistema político moderno. “Devemos fortalecer os partidos políticos, aqueles que têm maior e melhor representatividade. Precisamos ter uma fidelidade partidária não só restrita ao mandato eletivo, mas também aos programas apresentados em campanhas eleitorais e aos estatutos partidários, pois evita que o candidato ganhe com uma proposta e no decorrer da administração ou do mandato se comporte de forma totalmente diversa”.

Mendonça acrescentou que deve se acabar com as coligações nas eleições proporcionais. “Há uma complexidade de coligações, durante a campanha, tendo em vista os partidos marxistas ou de esquerda se coligarem com os partidos liberais ou de direita. Isso demonstra uma incoerência muito grande. O primeiro passo é acabar nas eleições proporcionais com as coligações, a fim de dar maior identidade às agremiações partidárias”.

Sobre o financiamento público de campanha, o deputado afirmou que ainda não há uma tese viável para aprovar. “Tenho receio de haver um financiamento público de campanha e ao mesmo tempo um financiamento paralelo através de ‘caixa dois’. Isso é prejudicial à nação, já que se teriam recursos dos cofres públicos para as campanhas eleitorais e também empresários interessados em financiar os candidatos.”

Como solução, Mendonça Prado sugeriu o voto facultativo. “O povo deve exercer o supremo poder por vontade própria e não por força da lei. Assim a gente torna o Sistema Eleitoral Brasileiro mais próximo da vontade do povo, que, por meio de várias pesquisas, tem preferência pelo voto facultativo, independente de idade e grau de escolaridade”, informou.

 

Por Vanessa Franco, da assessoria do parlamentar