body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mendonça Prado discursa em homenagem ao Dia do Nordestino

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE) discorreu no plenário da Câmara Federal em comemoração ao Dia do Nordestino, celebrado no dia 8 de outubro. “A região Nordeste é marcada pela profunda desigualdade social que existe no Brasil, mas também é uma das mais ricas em tradições e ensinamentos de vida sobre a superação das dificuldades, em cada um dos nove Estados que a compõe”, disse Mendonça.

Em seu discurso, Mendonça Prado destacou o dia do Nordestino como uma data especial. Para o parlamentar sergipano, a data demonstra o reconhecimento da nação brasileira, sobre uma região que deve ser sempre valorizada pelo empenho de seus cidadãos para o crescimento do Brasil. “O nordestino se acostumou a enfrentar as agruras da vida e a prevalecer sobre os problemas, demonstrando que com fé em Deus e a vontade de se vencer não há um obstáculo insuperável para aquele povo”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atual seca no Nordeste deixou em situação de dificuldade mais de 1.400 municípios e causou um prejuízo aproximado de 6,8 bilhões de reais a agropecuária nordestina, necessitando de uma ação rápida e incisiva do governo federal. “O Brasil é uma Federação, portanto, tem o dever de amparar os entes federados que estiverem em situação de vulnerabilidade. É inadmissível que sejam tomadas medidas tão tênues, por parte do governo federal, para o combate da pior seca dos últimos 50 anos”, acrescentou.

Por fim, o democrata disse que o Nordestino deve ser lembrado pela história e tradição de toda a região nordestina, assim como, pela necessidade de o Brasil cumprir o pacto federativo que impõe que a União ampare os demais entes federados. “O sertanejo não pode ser esquecido, porque são eles os guardiões das tradições do Nordeste”, ressaltou.

 

Por Vanessa Franco, da assessoria do deputado