body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Médico José Hamilton Maciel recebe de Pimentel a mais alta honraria da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB), presidiu, no final da tarde desta segunda-feira, dia 14, Sessão Especial, para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, ao odontólogo e médico José Hamilton Maciel Silva.  A propositura da maior honraria da Assembleia Legislativa de Sergipe é de autoria do deputado Luciano Pimentel (PSB), em virtude dos relevantes serviços prestados na área de Saúde ao Estado de Sergipe. E foi aprovada por unanimidade na 150ª Reunião do Conselho, datada do dia 22 de maio de 2017.

De acordo com Luciano Pimentel, o homenageado é uma referência na medicina psiquiátrica que tem ao longo da sua vida profissional, tanto se dedicado á medicina, quanto às entidades de classe como o Conselho Federal de Medicina e a Federação de médicos. José Hamilton é um homem que merece todo o reconhecimento do povo sergipano, por tudo que ele representa e por tudo que ele realiza. É um agregador, um homem que transita bem em todo o segmento da sociedade e é mais do que justo que ele receba a honraria dessa casa”, ressalta.

“Há 38 anos, Zé Hamilton levanta a bandeira de um ótimo serviço de psiquiatria em Sergipe, pondo por terra velhos dogmas do mundo psiquiátrico que perversamente vigoraram até os anos 70, e que consistiam no enclausuramento dos seres, no distanciamento e separação dos enfermos de suas famílias, na coisificação da pessoa humana, quando na verdade, como coisas nunca deveríamos jamais ser tratados”, completa Luciano Pimentel.

O desembargado Ruy Pinheiro afirmou ser uma satisfação estar na solenidade representando o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. “Isso para ver uma justa homenagem que se presta a esse alagoano-sergipano, que já tem o Título de Cidadão Sergipano há mais de 0 anos e hoje será entregue a Medalha Parlamentar a este eminente médico, que muito serviço tem prestado ao Estado, gerando emprego e lucro. Fundou a Clínica São Marcelo e é exemplo de dignidade de pessoa humana, na qualidade de médico e como homem”, destaca.

Para José Hamilton Maciel a homenagem é o reconhecimento do leque de trabalhos prestados ao Estado de Sergipe. “Eu realizei algumas obras dentro da minha classe e para mim é um orgulho muito grande e o reconhecimento em estar aqui depois de tantos anos, receber essa homenagem. Eu cheguei ao Estado de Sergipe em 1972 e me sinto mais sergipano do que alagoano; tenho mais tempo aqui e queria ter mais ainda para ser mais jovem”, brinca agradecendo aos familiares, aos colegas médicos, aos pacientes, ao deputado Luciano Pimentel e aos funcionários da Alese.

Para o governador Jackson Barreto, “o Estado de Sergipe homenagear o Dr. José Hamilton não faz mais do que a sua obrigação, de reconhecimento a um homem extremamente honrado e ético, que prestou enormes serviços a nossa sociedade e ainda hoje presta. Pão de Açúcar manda o que tem de melhor de produtos de exportação ao nosso estado e um desses é o Dr. José Hamilton, sem dúvida alguma. É uma pessoa que é uma referência na nossa sociedade por tudo que ele representa como cidadão, como ser-humano e como profissional”.

Homenageado

José Hamilton Maciel Silva nasceu em 22 de outubro de 1940 na cidade alagoana de Pão de Açúcar, filho de Milton Gonzaga da Silva e Albertina Maciel da Silva. Formou-se em Odontologia no ano de 1964 e em Medicina em 1971 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está em Sergipe há 42 anos; é psiquiatra e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Presidiu a Clínica Psiquiatra Adauto Botelho e foi secretário de Estado da Saúde. Idealizou e fundou em 1977 a Clínica de Repouso São Marcelo. Atuou como médico do INAMPS e da Fundação Nacional de Saúde, exercendo diversos cargos de coordenação e de chefias.

Também participou da diretoria da Associação Médica como vice-presidente, e do Conselho Federal de Medicina; membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, ocupando a cadeira de nº 09.

Recebeu o Título de Cidadão Sergipano pela Assembleia Legislativa de Sergipe e o Título de Cidadão Aracajuano pela Câmara de Vereadores de Aracaju, entre outros. Atualmente é vice-presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) para o biênio 2016-2018.

É casado com a médica Maria da Glória Maciel com quem teve quatro filhos: Zaira Maciel Morais Mota (médica psiquiatra), E Hamilton Dória Maciel Silva (administrador de empresas e advogado), José Hamilton Maciel Silva Filho (médico e administrador) e o caçula Élvio Dória Maciel Silva, jornalista e publicitário que para a tristeza da família, por uma fatalidade de trânsito, foi retirado da convivência aos 42 anos.

Da Agência de Notícias Alese

Universo Político: