body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza mais de 3.500 exames semanalmente

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerida pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), é referência no atendimento às gestantes de alto risco. A instituição trabalha atendendo as diretrizes da portaria n.º 930/2012 do Ministério da Saúde (MS) dando ampla atenção ao recém-nascido do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos anos de 2017 e 2018, a maternidade realizou 152.510 e 189.951 exames respectivamente. Por semana, a unidade realiza mais de três mil e quinhentos exames.

A MNSL oferece, através do seu laboratório, exames de hematologia, bioquímica, urinalise e imunohematologia e conta, ainda, com o apoio de alguns laboratórios, ampliando a assistência aos pacientes. Um exemplo é a microbiologia realizada no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

Com equipamentos modernos e estruturados em vários setores, além de uma equipe multiprofissional, o laboratório da MNSL é composto por aproximadamente 30 profissionais especializados para a coleta e resolução de cada exame, como biomédicos, técnicos de laboratório, auxiliares de enfermagem e outros.

Além desses, há os apoiadores igualmente importantes e indispensáveis. “Temos tecnologia de ponta, esse é um ponto chave para que nosso trabalho seja eficiente, entre tempo de resposta e qualidade no resultado dos exames”, disse o gerente do Serviço de Apoio a Diagnóstico e Terapia (SADT), Márcio Sobral.

O laboratório funciona 24h para melhor atender às necessidades dos pacientes, com livre demanda. “Todas as parturientes assistidas na maternidade realizam, entre outros exames, triagem para HIV, Sífilis e Hepatite, bem como os pacientes atendidos no serviço de violência sexual”, conta a responsável técnica do laboratório, Daniela Rodrigues.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 15/01/2019 19:30

Universo Político: