body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria participa da entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou, nesta terça-feira (25), no Congresso Nacional, da entrega da 13ª edição do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Entre as homenageadas está a presidente e fundadora da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Maria Lygia Maynard Garcez Silva. “Estamos aqui homenageando a mulher brasileira através daquelas que protagonizam ações de defesa às causas femininas ou que fortalecem a posição da mulher na nossa sociedade”, enfatizou a senadora, ao discursar durante o evento.

De acordo com a senadora, é através do registro de pequenas histórias de luta e superação que se começa a tirar essas mulheres de uma “obscuridade histórica para trazer à luz um protagonismo que fortalece a democracia e reafirma preceitos constitucionais de igualdade”. Ao destacar ser amiga e conterrânea de Lygia, a senadora destacou a capacidade da homenageada em agir com amor, generosidade e determinação, contribuindo de forma decisiva para mudar o cenário para os deficientes auditivos em Sergipe.

Maria ressaltou que, como fundadora da Apada, Lygia compartilhou com outras mães as preocupações que ela própria tinha como mãe de uma deficiente auditiva, “preocupações de como se daria a socialização e a formação cultural de seus filhos e filhas, numa sociedade de exclusões”.

Ela lembrou que a entidade foi responsável por implantar a primeira sala de aula para ensino de Libras em Sergipe, formando as primeiras pessoas capazes de se comunicarem corretamente com os surdos, dedicando-se, especialmente, à formação de professores da rede municipal de ensino. “A todas as mulheres que como Maria Lygia fazem a diferença com suas histórias de superação, meus sinceros parabéns e minhas homenagens”, disse a senadora, durante a solenidade.

Bertha Lutz – O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi criado em 2002 e já foi concedido a mais de 50 mulheres com atuação destacada na sociedade. Este ano, além de Lygia, receberam o prêmio, também, a militante do movimento feminista e secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Cristina Maria Buarque,; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes; a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia de Souza Monteiro Rocha, e a ex-deputada estadual da Bahia Zezé Rocha.

As mulheres, também, foram homenageadas na Rádio Senado. Durante toda a terça-feira (25), os principais programas da emissora, como o Senado é mais Brasil, o Conexão Senado, o Senado Notícias e o Jornal do Senado na Voz do Brasil serão apresentados por mulheres. Além disso, a mesa de som terá o comando de operadoras de áudio. Na cobertura das atividades regulares do Senado, a emissora também vai priorizar as entrevistas com senadoras.

Enviado pela assessoria da senadora