body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria Mendonça registra passagem dos 126 anos de emancipação política de Itabaiana

A deputada Maria Mendonça (PP) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira, dia 27, para registrar a emancipação política do município de Itabaiana, sua terra natal. A data será comemorada amanhã, quando o município completa 126 anos de independência. “Amanhã Itabaiana está em festa por sua emancipação política, data em que se comemora sua independência, dia em que o seu processo de crescimento foi reconhecido como capaz e suficiente para transformá-la em cidade e saísse da condição de distrito”, registrou.

Em sua fala, a deputada Maria Mendonça não se ateve apenas aos fatos históricos que levaram à emancipação, mas falou de uma Itabaiana que cresce, se desenvolve e que, ao longo de sua história, escreve linhas e textos que se identificam com o eldorado sergipano. “Para lá convergem produtos e pessoas que buscam com seu trabalho contribuir também com seu crescimento”, disse, ao destacar que o município serrano tem o brilho do sol refletido em suas joalherias, atividade comercial que consolidou a cidade como o maior comércio de joias de Sergipe.

A deputada ressaltou também a diversidade comercial de Itabaiana, conhecida por seu comércio variado e amplo. “A cidade tem, diariamente, um movimento de pessoas e produtos que a torna singular na dinâmica do comércio. Todos os dias, milhares de pessoas de Sergipe e da região Nordeste para lá se dirigem para adquirir produtos ou desenvolver comércio na sua localidade”, afirmou Maria Mendonça, ao acrescentar que a cidade cresce nos setores primário, secundário e terciário.

Maria Mendonça disse ainda que chegar aonde Itabaiana chegou do ponto de vista econômico é pouco para os itabaianenses. “Queremos e fazemos sempre mais. Crescemos intelectualmente e nos orgulhamos de termos tido como professor, no período de 1856 e 1858, a figura ilustre de Tobias Barreto, que de lá saiu para estudar. Os itabaianenses honram este ilustre brasileiro com a valorização do saber e a incansável busca pelo aprimoramento do conhecimento”.

A deputada Maria Mendonça lembrou ainda que grandes e respeitados intelectuais, juristas, escritores, médicos e historiadores, entre outros, das mais diversas áreas do conhecimento estão espalhados por todo Brasil, “enobrecendo com seu fazer a nossa terra e a história de nosso povo”, disse, ao citar vários segmentos em que o povo de Itabaiana se destaca.

Para a deputada, falar da gratidão e amor por Itabaiana é uma maneira simples de declarar quanto seus filhos são felizes por serem acolhidos pela cidade. “Posso dizer que Itabaiana é diferente do mundo, porque os seus filhos por onde passam deixam a marca daquele município progressista e trabalhador”, disse.

O deputado Gilson Andrade, também natural de Itabaiana, fez um aparte ao pronunciamento e lembrou que ainda jovem saiu para estudar na capital e depois de formado médico foi para Estância. “Sinto muito orgulho e fico emocionado por suas palavras, a senhora que representa e defende, mais que ninguém, aquela linda cidade de Itabaiana”, disse ao parabenizar todos os itabaianenses por esta data.

Em seu pronunciamento, a deputada Maria Mendonça acrescentou ainda que a prefeitura de Itabaiana elaborou uma extensa programação para os dias 28 e 29, com programação cultural durante o dia e shows artísticos com nomes nacionais e locais, para a noite. “Convidamos todos os sergipanos para que se façam presentes à festa de emancipação política de 126 anos de história construída com muita força, coragem, determinação e muito amor de todos os itabaianenes. Parabéns, Itabaiana, você retrata a força de seu povo”, finalizou.

Por Edjane Oliveira

Modificado em 27/08/2014 15:14

joedson: