body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria indica Wellington Mangueira para receber a comenda Dom Helder Câmara de Direito Humanos

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) indicou o nome do advogado Wellington Mangueira para ser agraciado com a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ex-secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mangueira teve uma atuação marcada pelo respeito à vida humana.

“A comenda é uma forma de o Senado reconhecer a luta desses homens e mulheres que lutam em favor dos mais oprimidos, de modo a garantir cidadania e condições de igualdade a todos os cidadãos. É a árdua luta em defesa dos direitos humanos”, afirmou Maria do Carmo, que integra o Conselho da Comenda.

Vários nomes são indicados para apreciação dos membros do Conselho. Ao final, os escolhidos participam de solenidade da entrega da comenda que acontece, tradicionalmente, em dezembro. “É uma eleição bastante difícil porque todos os nomes colocados para a escolha dos senadores, em geral, possuem destacadas biografias e participação efetiva a favor dos direitos humanos no Brasil”,  explicou Maria.

Reconhecimento

Também por sugestão da senadora Maria do Carmo o jornalista sergipano Diógenes Brayner será agraciado com o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico. A outorga foi criada pelo Senado Federal através da Resolução nº 08/2009 para agraciar, anualmente, jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento do jornalismo brasileiro.

Este ano será a 1ª edição do Prêmio que conta com diversas indicações de jornalistas de renome. A escolha dos premiados é feita por um conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal e presidido pelo Senador Cristovam Buarque.

Modificado em 03/10/2015 08:16

Universo Político: