body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria do Carmo implantará hortas comunitárias nos CRAS de Aracaju

Adubar, plantar e colher. Essa prática passará a ser comum nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana com a inserção do projeto ‘Qualidade de Vida Através de Escolhas Saudáveis’ que visa esclarecer as famílias referenciadas pelas unidades sobre o aproveitamento integral dos alimentos com destaque a uma alimentação saudável, a partir da prática da produção orgânica.

Idealizado pela senadora licenciada Maria do Carmo Alves, atual secretária da família e da assistência social, o projeto pretende aproximar a população de novos hábitos alimentares e contribuir para as políticas de segurança alimentar e nutricional do município de Aracaju.

“Esse projeto é extremamente importante para educar as comunidades e sensibilizá-las sobre a implantação de hortas em casa para consumo próprio, além de trazer à população a importância de aderir a novos hábitos alimentares com aproveitamento total dos alimentos, tais como cascas, talos, sementes e folhas”, ressalta a senadora, lembrando que já reuniu as coordenadoras dos CRAS da capital para apresentar o projeto e o diagnóstico realizado nas unidades sobre os locais ideais para o plantio.

A nutricionista Sandra Santos explica que o projeto terá início com a implantação de hortas nas unidades da rede de Proteção Social Básica de Aracaju com a participação das famílias no processo de plantio, cultivo e colheita. “Esse projeto ensinará a teoria e a prática de se ingerir alimentos saudáveis, a partir da produção orgânica e de oficinas de culinária. A comunidade poderá participar de todo o processo e ainda receberá sementes e orientação sobre técnicas de plantio”, afirma Sandra Santos.

A novidade será inserida nos 15 CRAS de Aracaju, no CRAS Equipe Volante e na Inclusão Produtiva, a partir de abril. “O lançamento deste projeto será no dia 31 deste mês no CRAS Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro Getúlio Vargas. É importante destacar que o foco é melhorar a qualidade de vida da população. Com a implantação das hortas e a criatividade no preparo dos alimentos é possível ter uma alimentação mais nutritiva e saborosa”, finaliza a nutricionista.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 23/03/2016 06:25

Universo Político: