body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria diz que Velho Chico está em situação bastante crítica

Ao participar de uma audiência pública com o ministro da Integração, Francisco Teixeira, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para discutir as obras do Projeto de transposição do rio São Francisco, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou a sua preocupação com a triste realidade enfrentada pelo Velho Chico.

“Esse é um assunto que exige de nós uma atenção especial. Vejo a situação do São Francisco, na nossa região ribeirinha. O rio está agonizando. Há um assoreamento bastante acentuado. Em Propriá, por exemplo, as pessoas estão atravessando o rio, caminhando normalmente, e até de bicicleta. A situação piorou muito”, argumentou a senadora.

Na audiência, da qual participaram os demais senadores sergipanos, o ministro disse que 75% das obras do Projeto serão concluídos até dezembro. Segundo o governo, 55,5% do total previsto já estão concluídos.

O ministério prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014. A expectativa é de que todas as obras, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sejam concluídas até dezembro de 2015.

Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

 

Enviado pela assessoria da senadora

Modificado em 13/03/2014 17:30