body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria defende orçamento impositivo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) voltou a defender nesta segunda-feira (5), a implementação de um orçamento impositivo onde o Governo Federal tenha a obrigação de liberar  todo o recurso, previsto em emendas apresentadas pelos parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU).

“Infelizmente, os parlamentares fazem um esforço hercúleo para indicar emendas, tentam agilizar a liberação, mas tudo depende da boa vontade do Governo de plantão que contingencia ou privilegia aliados”, reclamou.

Este ano, por exemplo, Maria apresentou cerca de R$ 15 milhões em emendas individuais ao Orçamento de 2015, mas adverte que os gestores e seguimentos contemplados devem estar atentos e lutar para garantir o devido empenho e liberação.

Dentre as emendas apresentadas por Maria, estão uma que prevê verbas para melhorias na  maternidade Zacarias Júnior, localizada no município de Lagarto.

Ela ressaltou que a unidade de saúde atende a uma média de dez mil pessoas em ambulatório, além de aproximadas 3.500 internações, por ano. “Há uma necessidade da destinação dos recursos para que esses serviços não deixem de ser realizados, penalizando a população que carece desse atendimento”, disse, adiantando que “não podemos descuidar da saúde pública que, sem dúvida, é dos grandes problemas desse país”.

A senadora, também, destinou recursos para estruturação de unidades de atenção especializada em saúde de vários outros municípios sergipanos, como Aracaju, Boquim, Porto da Folha, dentre outros. Ela observou que um dos grandes desafios é fazer com que os recursos das emendas sejam liberados em sua totalidade.

joedson: