body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Maria cobra ao poder público mais atenção para pessoas portadoras de deficiência

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu nesta segunda-feira, dia 22, uma maior atenção do poder público e da própria sociedade para com as pessoas portadoras de deficiência. “No Senado e em Sergipe, tenho tido essa preocupação, pois sei das dificuldades que essas pessoas enfrentam e das dificuldades que lhe são impostas diariamente, dada a falta de acessibilidade”, afirma a senadora, que é candidata à reeleição.

Maria destaca que, no Congresso Nacional existem alguns projetos que visam a garantia dos direitos dessas pessoas. Entre as proposituras, ressaltou a senadora sergipana, estão o que reserva 3% das moradias dos programas sociais e o que assegura a presença de cuidadores nas escolas para assistência aos alunos com deficiência.

Tramita, também, um projeto que determina aos bancos e operadoras de cartão de crédito a oferta de extratos mensais de conta corrente em braille ou em caracteres ampliados.

Para ela, somente essas medidas não são suficientes, mas já contribuem. “É preciso fazer mais para garantir dignidade a essas pessoas que devem ter os seus direitos assegurados”, afirma a parlamentar democrata.

“Essa é uma luta que abracei por entender a sua importância e a necessidade de atender a todos aqueles cidadãos que, de alguma forma, é privado de viver em plenitude”, ressalta a senadora Maria do Carmo.

Maria observa que no Brasil existem cerca de 45,6 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, o que representa quase 24% da população, segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Aracaju, destaca a senadora, existe o Centro-Dia Josevaldo Bezerra de Andrade (Diel), inaugurado em junho passado que já oferece um atendimento diferenciado à comunidade que sofre com algum tipo de deficiência.
A entidade, coordenada e mantida pela Secretaria Municipal de Assistência, na avaliação de Maria reforça, de maneira importante, a rede de proteção social do município de Aracaju.

Enviado pela assessoria parlamentar

joedson: