body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Márcio retira candidatura do PED e diz que Ana é avalista de Rogério

Com a decisão, Rogério Carvalho é o novo presidente do PT em Sergipe

Ana: Articulação de Esquerda escolhe Rogério

Por Joedson Telles

O deputado federal Márcio Macedo (PT) anunciou, na manhã desta segunda-feira 18, que desistiu de disputar o 2º turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. Com a decisão, o Partido dos Trabalhadores em Sergipe será presidido pelo também deputado federal Rogério Carvalho – sem a necessidade da eleição, que estava marcada para o próximo sábado, dia 24. Márcio explicou que optou por retirar a candidatura diante da decisão da Articulação de Esquerda, corrente interna do PT a qual pertence a deputada estadual Ana Lúcia, que participou do 1º turno do PED, obteve 16% dos votos e passou a ser vista com o chamado “fiel da balança”. Rogério, que obteve 44% dos votos, e Márcio, que conseguiu 39%, disputaram o apoio da Articulação de Esquerda, que optou pelo primeiro. Márcio prometeu ajudar ao PT, mas fiscalizar os passos da gestão Rogério Carvalho. O atual presidente do Diretório Municipal de Aracaju, Usiel Rios, também desistiu da disputa. O deputado estadual Francisco Gualberto assumirá o Diretório Municipal de Aracaju.

“Quem a Articulação de Esquerda apoiasse se tornaria favorito no PED. Eleição não é ciência exata, mas os números são objetivos: fazem a leitura da eleição. Ana foi o fiel da balança, e fez uma opção política por Rogério Carvalho. Eu respeito. A companheira Ana Lúcia fez sua opção política e tem, agora, a responsabilidade sobre de ser avalista do que acontecer daqui para frente em relação à condução do companheiro Rogério Carvalho”, disse Márcio Macedo, explicando que a eleição aconteceria em poucos dias, e, para disputá-la, depois da opção de Ana Lúcia, teria que aumentar o tom da campanha. “Fazer um enfrentamento muito forte das práticas que estão sendo conduzidas nesta campanha e seria um processo de esgarçamento do PT. Um processo de exposição do PT e não vou fazer isso.”

Márcio Macêdo disse ainda que ao receber a notícia de que Ana Lúcia e os demais membros da Articulação de Esquerda optaram por Rogério Carvalho ficou não apenas surpreso, mas estarrecido. Mas preferiu recuar por ter responsabilidade com o partido. “Não vou submeter o PT a uma semana de embates desta natureza. O PT não suportaria um grau de enfrentamento deste. Retiro a minha candidatura em prol da unidade do PT. Em respeito aos números. O apoio da deputada Ana Lúcia define o PED. O acordo político entre Rogério e Ana garante a maioria. Individualmente ninguém tem. Mas com o apoio de Ana, Rogério passa a ter maioria, colocando a Articulação de Esquerda como avalista. Estou com a consciência tranqüila. Temos divergência dos métodos de Rogério Carvalho, mas respeito os números. Desejo boa sorte aos companheiros Rogério e Ana Lúcia que vão conduzir o partido”, disse, salientando que todos os compromissos assumidos publicamente pelo candidato Rogério Carvalho com Ana Lúcia ele também assumiu. “Mas a companheira Ana Lúcia fez uma opção política e será avalista de Rogério”.

Modificado em 18/11/2013 10:04