body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Márcio Macêdo destaca importância do plebiscito da reforma política

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) convidou os brasileiros, em discurso na Câmara Federal, a participar do plebiscito pela realização de uma Constituinte para a reforma política. Até o dia 7 de setembro, os cidadãos podem assinar, em comitês populares espalhados por todo o país, ou através de internet, um abaixo-assinado em favor da consulta popular.

“Esta eleição tem demonstrado que o atual modelo do Sistema Político Brasileiro se esgotou faliu. A influência do poder econômico e o financiamento privado nas campanhas demonstra a necessidade urgente de se fazer uma reforma política sob pena do Brasil não suportar mais eleições sucessivas com esse modelo”, alertou Márcio Macêdo.

Para ele, a reforma política é a possibilidade real de aprofundamento da “Jovem democracia brasileira”. O parlamentar também entende que esta reforma atende um pleito das manifestações de rua que ganham o país em julho do ano passado. “Estou atento às vozes que ecoaram das ruas. Há uma crise de representatividade no país. E com a reforma política, atuaremos efetivamente contra o esgarçamento da política e a criminalização dos políticos”, ressaltou.

Desde o início do seu atual mandato, Márcio Macêdo tem sido um defensor da reforma política no Brasil. Como candidato à reeleição, ele tem reafirmado seu compromisso com essa bandeira.

“Considero fundamentais acabar com o financiamento de empresas nas campanhas, permitindo a contribuição individual, com o estabelecimento de um teto financeiro; alterar o sistema partidário, com o voto em dois turnos – primeiro votando no partido e depois escolhendo o candidato na lista partidária, e ampliar a participação direta do cidadão, desburocratizando os meios de apresentação dos projetos de iniciativa popular no Congresso. Também defendo a coincidência de eleições e a ampliação da participação feminina”, afirma.

 

Plebiscito Popular

Para ser analisado pelos parlamentares, o Projeto de Iniciativa Popular necessita do apoio de um grande número de brasileiros. Isso porque a Constituição prevê que projetos dessa natureza devem ser aprovados por no mínimo 1 milhão e meio de eleitores, distribuídos em pelo menos 9 estados.

Para votar no plebiscito é preciso se dirigir a um dos comitês populares presentes em todo o país. Em Sergipe, foram instalados pontos de votação nas cidades de Riachão do Dantas, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Estância, Japaratuba, Tomar do Geru e Aracaju. Na capital, o comitê popular fica localizado na sede do Movimento dos Trabalhadores Urbanos, o MOTU, situado na Rua Maruim. É possível também, votar pela internet, no site www.reformapolitica.org.br.

Enviado pela assessoria

Modificado em 04/09/2014 18:03

joedson: