body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mais Médicos: profissionais são recepcionados com festa no desembarque em Sergipe

 

Às 14h desse domingo, 15, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, trazendo o segundo grupo dos profissionais que aderiu ao ‘Mais Médicos’. Durante o fim de semana, Sergipe recebeu médicos cubanos e intercambistas, brasileiros formados no exterior.

Ainda no aeroporto, os médicos foram recepcionados pelos gestores da Secretaria Estadual da Saúde (SES), os deputados estaduais João Daniel e Ana Lúcia, representantes de movimentos sociais, sindicais e populares, que levaram brindes e manifestaram a satisfação com o momento.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rubens Marques, “toda receptividade teve o objetivo de manifestar o apoio para os profissionais.”

Também presente no aeroporto para manifestar apoio, o professor universitário José Afonso do Nascimento que destacou que nesse momento, “o que realmente interessa para a população é que esses médicos possam atuar da melhor maneira possível para cuidar da saúde daqueles cidadãos que residem nos municípios em que há falta de profissionais brasileiros”.

Após a recepção, o grupo foi levado para o hotel. Ao longo da semana eles permanecerão em Aracaju, onde passarão por um treinamento para que conheçam a realidade da Saúde Pública no Estado.

“Não estamos aqui para tomar o lugar de ninguém. Viemos para reforçar o atendimento oferecido à população. Sabemos que o médico não é a única solução para os problemas de saúde do país, mas é preciso reconhecer que esse é um início de mudança”, disse a médica intercambista Sandra Glaucia da Conceição.

A mãe da médica Sandra, Maria Conceição, estava radiante com a chegada da filha. “Estou muito feliz e satisfeita por toda a recepção. Ela veio para contribuiu e dar o melhor dela para a saúde da população. É um programa belíssimo.”

Questionado sobre o pagamento salarial, o médico cubano Rodolfo Garcia afirmou que a sua vinda, assim como a dos seus conterrâneos, não foi motivada por dinheiro. ?Viemos para somar a saúde da população brasileira?.

Na segunda-feira, 16, eles participarão de um momento de boas vindas e acolhimento, às 8 horas, no Hotel Del Canto. A partir da terça, 17, participarão de um treinamento, que abordará a Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do dia 20 à tarde, os profissionais se apresentarão em seus respectivos municípios: Gararu, Poço Redondo, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba, Arauá, São Cristóvão e Aracaju.

“Os médicos que estão chegando não substituirão aqueles que já atuam nos municípios, mas reforçarão o atendimento prestado pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, finalizou a apoiadora do Ministério da Saúde (MS) em Sergipe, Rosana Apolônio.

Enviado pela Comunicação da Saúde do Governo do Estado