body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Machado faz apelo à bancada federal de Sergipe

Por Luiz Sérgio Teles

O ex-deputado federal e presidente do Democratas em Sergipe, José Carlos Machado, está apelando à bancada federal de Sergipe que atue na destinação de emendas para garantir o funcionamento da maternidade do Hospital Universitário (HU). Segundo ele, a obra se arrasta há 10 anos e é preciso recursos na ordem de R$ 20 milhões para equipar e contratualizar.

“É muito mais amplo que uma maternidade. É quase que um hospital da mulher. As mulheres serão atendidas nas áreas ginecológica, obstetra e mastologia, além de existir um espaço voltado para a pediatria. Eu era deputado quando os recursos foram colocados no orçamento para a construção da obra. É preciso fazer a contratualização. É o que acontece, por exemplo, com o Hospital São José”, explicou Machado, nesta sexta-feira, dia 4.

Para Machado, está na hora de a bancada sergipana, de forma organizada e unida, pressionar as autoridades para garantir esses recursos.

“A partir de julho começam a tramitar os projetos que o Governo Federal manda para o Congresso para remanejar recursos. É preciso a bancada aproveitar as oportunidades e dizer que para ter os votos é preciso discutir. Não é fácil, mas o prestígio dos parlamentares de Sergipe será suficiente para resolver esse impasse” disse, confirmando que tem uma conversa marcada com a senadora Maria do Carmo (DEM), para a próxima segunda-feira, dia 7, e não tem dúvida que ela abraçará o projeto.

Machado também afirmou que a Prefeitura de Aracaju não demonstrou interesse com a obra que, em pleno funcionamento, poderá assistir 300 partos por mês. “A secretária da Saúde do município concedeu uma entrevista nesse sentido. A prioridade é a maternidade que está sendo construída no Santa Maria. Eu consultei o vereador Manoel Marcos que conhece profundamente este setor por trabalhar com cirurgia de mulheres. Ele leu a descrição do projeto e disse não saber as razões que a prefeitura alega em não ter interesse em contratualizar com a universidade. É uma obra magnífica. Já ser foram 10 anos e quem perde com isso são as mulheres e crianças pobres”, disse.

Eleições 2022

José Carlos Machado, que trabalha para ser pré-candidato a deputado federal, no próximo pleito, afirmou que tem conversado com várias pessoas sobre o assunto, mas aguardará a decisão do Congresso Nacional sobre como serão as regras para os cargos proporcionais.

“O Congresso tem até um ano antes da eleição para mudar ou não as regras. Até lá, vai ter muita conversa. Se acontecer o que comentam, na eleição para deputado federal em Sergipe, o primeiro deputado deverá ter 140 mil votos. Qual o partido hoje que pode fazer isso? Acho que o partido do governo. Quando penso nisso me vem uma sensação de conforto porque as dificuldades serão para todos os partidos. Falo em deputado federal porque minha intenção é tentar a eleição para o cargo. Isso não quer dizer que não poderá existir outras possibilidades”, finalizou.

Modificado em 05/06/2021 07:52

Universo Político: