body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Luciano Pimentel quer a exoneração do presidente da Petrobras

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis. Esse é o sexto aumento registrado em 2021 e, desde o início do ano, a gasolina já encareceu 54,3%. Em pronunciamento realizado nesta terça-feira, dia 9, durante sessão mista da Alese, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) voltou a criticar a política de desinvestimento adotada pela empresa e defendeu a substituição do presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

De acordo com o parlamentar, a Petrobras é uma empresa de capital aberto com participação acionária da iniciativa privada, mas que por ser controlada pelo governo federal tem a obrigação de buscar atender aos anseios da sociedade.

“A Petrobras aumentou o preço da gasolina em 8,8% e do diesel em 5,5%. Isso significa que durante esse ano a empresa já aumentou em 54,3% o preço da gasolina e em 41,5% o valor do diesel. Ou seja, a Petrobras apresentou um superávit de R$ 60 bilhões, nos últimos três meses. Portanto, não há condições de defender uma empresa, enquanto estatal, que não tenha responsabilidade social. Se for para ser assim, é melhor que haja uma abertura do mercado para que todos os interessados possam explorar e refinar o petróleo”, afirmou Luciano Pimentel.

Segundo o deputado, os sucessivos reajustes e a falta de comprometimento com o povo brasileiro tornam necessária uma mudança na presidência da empresa. “O que a Petrobras tem feito no Brasil hoje? Sucateado as próprias refinarias, colocando a maioria à venda. O que ela tem feito em Sergipe? Causado grandes prejuízos, fechando postos de trabalho e deixando de investir no estado. Hoje a Petrobras está exportando petróleo e comprando gasolina. Está diminuindo empregos em nosso país e nos tornando dependentes do mercado internacional. Isso é um absurdo”, disse, complementando.

“Vejo a substituição do presidente como uma medida acertada do governo federal. Concordo inteiramente com a saída dele por se tratar de uma pessoa que está administrando a Petrobras sem demonstrar nenhum compromisso com o povo brasileiro e com o estado de Sergipe, levando ao caos o transporte nacional. Que ele vá cuidar dos negócios dele, mas deixe a Petrobras. Uma empresa que sempre foi tão valorizada pelos brasileiros e que não pode continuar praticando essa política nefasta que vai contra os interesses do nosso país”, frisou Luciano Pimentel.

Modificado em 09/03/2021 18:32

Universo Político: