body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Laércio visita Carmo Energy e destaca os investimentos do governo no setor de petróleo e gás

Por André Carvalho

Tendo a geração de empregos e desenvolvimento econômico de Sergipe como uma das suas principais bandeiras, o Senador Laércio Oliveira (PP-SE) tem se dedicado aos temas que impactam diretamente o setor produtivo do Estado, promovendo ações que fortaleçam as relações do trabalho e o crescimento dos negócios. Na manhã desta quinta-feira, dia 16, ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD-SE), ele visitou a sede da Carmo Energy S.A., localizada no Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo).

A visita teve como objetivo fortalecer a parceria com o governo do estado, conhecer de perto os investimentos na área de exploração de petróleo e a perspectiva de geração de empregos diretos e indiretos. A Carmo Energy adquiriu o terminal e outros ativos do Polo Carmópolis, dentro do processo de desinvestimentos da Petrobras na área, com o propósito de promover investimentos para desenvolver a produção onshore em Sergipe, estando previstos pelo menos mais US$ 800 milhões nos próximos 10 anos.

Laércio foi um defensor da conclusão da operação de venda de ativos da Petrobras para economia de Sergipe, na certeza de que seriam feitos investimentos para aumento de produção onshore de petróleo e gás que vinha em volumes declinantes. Ele participou de diversas audiências com o ex-ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, mostrando as implicações que a situação trazia para a economia do Estado, especialmente em relação à geração de empregos e aumento de receitas de royalties para o Estado, municípios e até dos proprietários das terras onde estão os poços. A empresa recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para entrar em operação em dezembro do ano passado.

“Vocês vieram aqui porque descobriram a possibilidade desse investimento e por acreditar no Brasil e em Sergipe. Aqui tem muita riqueza mineral e um governador incansável que em três dias tratou de três assuntos importantes para Sergipe, porque está na pauta dele acolher empresas e desenvolver o estado. Ele quer gerar empregos para os sergipanos e isso a gente busca através do apoio do Estado e melhoria do ambiente de negócios. Queremos nos colocar à disposição para contribuir com outros investimentos e gerar mais desenvolvimento e empregos para o nosso povo”, disse Laércio.

A conclusão da venda da totalidade da participação da Petrobras no Polo Carmópolis à Carmo Energy foi anunciada na penúltima semana de dezembro de 2022, em negócio no valor de US$ 1,1 bilhão. A expectativa é que a produção do Polo alcance entre 25 e 30 mil barris de óleo/dia, gerando 2.800 empregos em todo o estado.

O governador Fábio Mitidieri disse que espera que a parceria entre o governo e a Carmo Energy possa durar muito tempo. “A empresa tem um potencial de geração de empregos gigantesco, são mais de 3 mil empregos diretos e indiretos em toda a região. O reflexo dos investimentos já são sentidos no município de Carmópolis e em toda a região. Coloquei o estado à disposição da empresa para que eles possam encontrar aqui um estado indutor. Essa é uma parceria que veio para ficar”, destacou o governador.

A visita também contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento, da Ciência e da Tecnologia, Valmor Barbosa, e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, do superintendente executivo, Rafael Melo, técnicos do governo, a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, o vice-prefeito Hyago França, e diretores da Carmo Energy. Esmeralda lembrou o sofrimento que o município passou quando deixou de receber os Royalties. “Peguei o pior momento que foi o ano passado, ainda estamos vivendo esse reflexo, mas a gente não perde a esperança de voltar a gerar emprego e investir na cidade, porque é isso que o povo espera”, comentou.

Universo Político: