body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Laércio participa de reunião sobre renegociação de dívidas rurais

O deputado federal Laércio Oliveira participou da reunião da bancada do Nordeste realizada na Câmara dos Deputados. O principal assunto discutido foi a sanção da Medida Provisória que autoriza a renegociação de dívidas de crédito rural de agricultores principalmente do Norte e Nordeste.  Haverá rebates de 10% até 95% com créditos rurais contratados até 2011 no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ou Banco da Amazônia (Basa). A liquidação será até o fim de 2017.

“Depois de cinco anos consecutivos de seca, as dívidas tornaram-se impagáveis. Há casos em que agricultores com débitos executados tiveram que vender seu patrimônio para saldar a dívida. Essa renegociação é uma tentativa de recuperar a viabilidade econômica da principal atividade desenvolvida nas áreas rurais”, ressaltou o deputado Laércio.

Os descontos, até 29 de dezembro de 2017, serão dados a agricultores dos estados abrangidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Na prática, estados do Sudeste e Centro-Oeste também terão direito à renegociação.

A renegociação valerá para dívidas contraídas até dezembro de 2011. No Basa, as taxas de desconto variam entre 10% e 85%, enquanto no BNB, entre 15% e 95%. Os percentuais mudam de acordo com a data e o valor do crédito. Os recursos virão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Enviado pela assessoria 

Universo Político: