body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Laércio discute importância do desenvolvimento socioemocional na educação

A Frente Parlamentar Mista da Educação realizou nesta terça-feira, 1, em parceria com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o seminário internacional “O Desenvolvimento Socioemocional e a Educação”. O vice-presidente da CNC, deputado federal Laércio Oliveira, esteve no evento que contou com a participação de especialistas que são referência em Inteligência Emocional no Mundo, como Joshua Freedman (Six Seconds – Califórnia/EUA), Francisco Cordão (Brasil), Daniel Diermeier (reitor da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Chicago/EUA) e Bahij Amin Aur (Unesco).

Um dos debates realizados foi sobre inteligência Emocional, que tem o conceito definido pela Psicologia como a capacidade que o ser humano tem de reconhecer os próprios sentimentos e os de outras pessoas, e, também, como a maneira de lidar com os sentimentos. Ela está relacionada à motivação e à capacidade de persistir em situações de frustrações. Uma pessoa com Inteligência Emocional é capaz de controlar a impulsividade e o estresse, entre outras habilidades que contribuem para a melhora na aprendizagem e no crescimento profissional.

De acordo com o psicólogo americano Daniel Goleman, o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. “As pessoas dotadas de Inteligência Emocional geralmente são bem equipadas para tolerar o estresse e controlar seus impulsos” afirma Golema.

A Inteligência Emocional é reconhecida por muitos estudiosos como a solução para evitar muitos problemas rotineiros. O psiquiatra Augusto Cury defende que ela ajuda o indivíduo a alcançar qualidade de vida, felicidade e crescimento na carreira profissional.

Indicadores

Pesquisas indicam que 80% dos casos de demissão nas empresas são por problemas emocionais, apenas 13,7% são por incapacidade técnica (Fonte: Consultoria Catho). Já a OMS prevê que a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho nos próximos anos, e que 70% das crianças e adolescentes disseram presenciar algum tipo de bullying no ambiente em que vivem, sendo que 80% dos adolescentes apresentam sintomas de insegurança ou timidez. Metade dos vestibulandos apresentam sintomas de depressão.

 

Discurso

No seu discurso, o deputado relatou a história de um professor de educação física chamado Antônio Ferreira (Ferreirinha), do povoado Flamengo, a 400 km de Salvador, que ele conheceu no dia anterior em um evento do Senac em Sergipe e que para ele é um exemplo na área de educação a ser seguido.

“Ao ouvir um pedido da filha para ser treinada para o atletismo, Ferreirinha deu largada ao projeto, sem apoio de ninguém, com 50 crianças da região, a maioria delas que viviam em total abandono e que no projeto do Atletismo encontraram carinho e amizade, que muitas vezes elas não tinham em casa”, lembrou o deputado.

Pista de terra batida, buracos, pedras e muito mato no caminho. Devagar, Ferreirinha foi mudando a vida da criançada e tentando transformar o sonho em realidade para as crianças. Naviny, de 12 anos, é a grande revelação do grupo e também filha do treinador. Sem contar com lugar adequado para os treinamentos das crianças, Antônio Ferreira decidiu construir uma pista de atletismo. “Seu projeto social já revelou alguns talentos em competições na Bahia, e levou os atletas para competições estaduais e nacionais oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer outros lugares, viajarem e terem experiências novas. É nessa educação que eu acredito”, finalizou Laércio Oliveira.

Enviado pela assessoria

Modificado em 01/12/2015 15:04

Universo Político: