body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Laércio defende mais investimentos e modernização do Porto de Sergipe

Por André Carvalho

O embarque de 28 mil toneladas de milho, grande parte produzido no interior do Estado de Sergipe, marca um novo momento para o agronegócio sergipano. A operação ocorrida, na manhã desta terça-feira, dia 14, no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra dos Coqueiros, foi acompanhada de perto pelo governador Fábio Mitidieri (PSD-SE), pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE), secretários Valmor Barbosa e Zeca da Silva, além de representantes do Governo, entre outras autoridades.

Este foi o segundo embarque realizado em 2023, agora com destino para o Senegal. O primeiro foi concluído em meados de janeiro, quando foram movimentadas cerca de 32 mil toneladas da commodity que partiram para abastecer o mercado sul-americano. A previsão é que março aconteça uma nova operação de embarque.

Localizada em uma posição estratégica, o Porto de Sergipe, que é administrado pela VLI, tem proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores, além do menor tempo de espera para atracação. O Senador Laércio Oliveira defende que sejam feitos investimentos na modernização e aumento da capacidade operacional do TMIB para que possa receber navios de maior porte abrindo perspectivas para aumento da movimentação do terminal, importante indutor do crescimento do Estado.

“Cada navio que ancorar aqui nesse porto de alguma forma está contribuindo para o desenvolvimento do Estado, promovendo estímulos às cadeias econômicas envolvidas. Sergipe tem o privilégio de estar muito bem posicionado geograficamente. Essa é uma mais expectativa que vem se traduzindo em realidade na vida de todos que estão envolvidos. Onde tem um porto funcionando a todo vapor tem riqueza, tem crescimento e geração de emprego”, disse Laércio.

Segundo ele, é uma nova perspectiva que se abre para o agronegócio sergipano com o aquecimento da economia na atividade agrícola. “É um momento novo que a gente está vivendo. O governador Fábio tem demonstrado muito empenho na busca dos novos investimentos, trabalhando intensamente para divulgar as oportunidades que o Estado oferece. Vamos abrir esse porto para o mundo”, pontuou.

O estado de Sergipe é reconhecido como um dos principais produtores de milho do Nordeste, com produção estimada de cerca de 890 mil toneladas em 2022, 17,5% maior que no ano anterior. Cerca de 50% da carga tem origem no interior do estado, em municípios como Frei Paulo, Itabaiana e Moita Bonita. Os estados de Alagoas e Bahia respondem pela outra parte.

Para o governador Fábio Mitidieri, o apoio do governo proporcionando incentivos, como a redução do ICMS, e ajuda aos pequenos agricultores, tem sido fundamental para o bom momento vivido pelo agronegócio. “Estou feliz aqui hoje no TMIB com a equipe da VLI podendo acompanhar mais um do embarque de grãos de milho, mostrando a força do nosso agro sergipano. O estado vem batendo recordes na produção e exportação de milho, mas também de outras culturas como a pecuária, sendo hoje o maior produtor de leite do Brasil. Quem ganha com isso é a população e nossa economia”, disse.

Universo Político: