body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Laércio defende a regulamentação da profissão de promotores de venda

É uma cena comum em supermercados: promotores de vendas da indústria vestidos com a camisa da empresa que representam, oferecendo seus produtos aos clientes, com a finalidade de incrementar a venda das mercadorias de sua marca. Porém, os fiscais do Ministério Público do Trabalho têm enxergado nessa prática possível irregularidade trabalhista.

Supermercados de todo Brasil estão sendo fiscalizados e multados se mantiverem esses profissionais fazendo reposição de mercadorias, o que tem preocupado os cerca de 3 mil promotores de venda de Sergipe.

Para debater esse e outros assuntos, eles fizeram uma reunião em Aracaju que contou com a participação com o deputado federal Laércio Oliveira, que falou sobre o PL 5451/2009, que tem o objetivo de regulamentar a profissão. “Precisamos melhorar o texto do projeto, que já prevê a reposição de mercadoria e resolve esse problema que preocupa os promotores de venda”, informou o deputado.

O advogado da Fecomércio/SE, Thiago de Melo Cabral, lembra que também é função do promotor fazer propaganda e marketing de um novo produto ou fazer com que aquele produto que já está no mercado tenha uma divulgação maior devido a sua qualidade e fazer com que dentro do elo produtivo da indústria e varejo a massificação daquele produto.

O presidente do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comercio (Sindivese), Nataniel Vaz Costa, afirmou que a situação que está acontecendo em todo o país está preocupando os trabalhadores do setor em Sergipe. “Precisamos aprovar o PL 5451/2009 para dar mais segurança a categoria”, afirmou.

Laércio Oliveira considera a medida injusta porque o trabalho do promotor de vendas é totalmente correto. “Eu defendo o setor produtivo do meu país. Não é justo que os supermercados e as empresas estejam trabalhando de maneira correta e corram risco de serem multadas e os trabalhadores fiquem desempregados. No que depender de mim, essa categoria tem voz na Câmara dos Deputados. Trabalharei em defesa desses empregos não só em Sergipe, mas em todo o Brasil”, afirmou Laércio.

 

Enviado pela assessoria

joedson: