body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Káka pede explicações à Anvisa por reeditar proibição de inibidores de apetite

O senador Káka Andrade (PDT-SE) solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), editada no final de setembro. Segundo ele, “recupera, em parte, a proibição de venda de inibidores de apetite”. O senador lembrou que com a entrada em vigor do Decreto Legislativo nº 273/14, aprovado pelo Senado, a Anvisa “ignorou a decisão do Parlamento Brasileiro”.

O parlamentar afirmou que entrou com um novo projeto de decreto legislativo, objetivando sustar a nova resolução da Anvisa. “Vou requerer a convocação do Ministério da Saúde para, pessoalmente, prestar informações acerca da matéria”, disse Káka ao completar que “tenho recebido inúmeros tuíteres dizendo: ‘De que adiantou tanta luta? Nós continuamos morrendo, porque não temos acesso às medicações’. A Anvisa burlou a legislação, trocou uma resolução por outra que tem praticamente os mesmos efeitos’. Está mais do que na hora de que as decisões do parlamento sejam respeitadas”, disse o senador.

Káka ao apresentar a denúncia solicitou apoio dos parlamentares, segundo ele, para que possam lutar contra “essa afronta ao poder legítimo do Congresso Nacional. E que utilizemos de todos os meios possíveis para que estejam à nossa disposição para, mais uma vez, sustar a nova resolução”.

Canal de Xingó

O senador sergipano destacou ainda a importância da inauguração do Canal de Xingó a agricultura de Sergipe. Para ele, será um salto, com a possibilidade de produzir durante o ano inteiro. “A obra, que ainda está em fase de contratação do projeto, deve gerar também 100 mil empregos e poderá elevar até 2040 em 63% o produto interno bruto da região que irá abastecer de água”, explicou Káka.

Ele detalhou que o Canal de Xingó terá pouco mais de 300 quilômetros de extensão e vai beneficiar regiões da Bahia e Sergipe, alcançando cerca de 130 mil pessoas. “Irá abastecer os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e de Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha, que são municípios do Alto Sertão sergipano, que apesar de estarem próximos do rio São Francisco, são abastecidos com água de caminhão-pipa. Sem água, não existe desenvolvimento no nosso sertão”, disse o senador.

Kaká Andrade destacou a produção de laranja em Sergipe. O estado é o sexto maior produtor nacional e está na terceira posição no ranking de exportação do suco congelado, perdendo apenas para são Paulo e Paraná. Segundo ele, a produção só não é maior por causa da seca, fato que pode ser minimizado depois da construção do Canal de Xingó.

Enviado pela assessoria

joedson: