body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Juvêncio protocola PL que homenageia Tia Ruth da Avosos

Foi protocolado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), mais um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Juvêncio Oliveira (DEM). A propositura denomina Rua Maria Ruth Wynne Cardoso a atual Rua 2, nos Conjuntos Costa Verde I e II, em toda sua extensão, no Loteamento Aruana, na Zona de Expansão.

Para o parlamentar, homenagear a adorada Tia Ruth, é evidenciar a importância das causas solidárias em nossa capital. “Maria Ruth Wynne Cardoso, mais conhecida por Tia Ruth, fez das visitas constantes aos assistidos pelo setor de Oncologia do Hospital Cirurgia, o ponto de partida para uma luta coletiva. Ela recebeu em sua casa muitos pacientes e familiares, como forma de aliviar os momentos de espera, a partir daí nasceu a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos. Com a sua partida, nos resta fazer valer seus ensinamentos, seu projeto e homenageá-la com todo afeto”, declara .

Tia Ruth, faleceu no dia 13 de setembro deste ano, aos 89 anos, após luta contra o câncer de estômago. O Projeto de Lei deve ser votado nos próximos dias pelos demais vereadores e aí então, sendo aprovado, encaminhando para a sanção do prefeito.

Sobre Tia Ruth e a Avosos

Nascida em 1930, em Aracaju, Maria Ruth Wynne Cardoso, em 1982, ao realizar constantes visitas aos pacientes internados na Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia , onde crianças e adolescentes do interior do Estado, e também de Estados vizinhos, enfrentavam uma árduo processo para serem consultados e hospitalizados, Tia Ruth abriu as portas de sua casa para estas pessoas, que funcionou informalmente como a primeira casa de apoio, que se chamaria mais tarde de Avosos.

Só em 24 de julho de 1987, foi fundada a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos. Um ano depois, a Avosos conquistou sua primeira sede oficial em virtude da generosidade de uma voluntária. Em 1992, a instituição recebeu a doação de uma casa. A partir daí, passou a atender apenas crianças e adolescentes com câncer, dando origem à Casa de Apoio à Criança com Câncer Tia Ruth/Avosos.

Em 2004, fundadores, voluntários e assistidos puderam presenciar a concretização de um sonho. A associação inaugurava sua sede própria: o Complexo Avosos, composto pela Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/Avosos e o Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, antes denominado Dr. Jorge de Marsillac.

Em 2010, a Avosos inaugurou o Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica (Sohep) para somar forças no combate do câncer infanto-juvenil.

Atualmente, a entidade presta apoio aos casos suspeitos da doença encaminhados pelo Centro de Oncologia do Huse e as Unidades Básicas de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 12/10/2018 07:34

Universo Político: