body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Juíza Iolanda Guimarães toma posse como Desembargadora do TJ/SE

A Juíza de Direito Iolanda Santos Guimarães, titular da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, tomou posse como Desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) no final da tarde de hoje, 09/06, no auditório do Palácio da Justiça, no Centro de Aracaju. A magistrada foi escolhida por critério de merecimento e ocupa a vaga deixada pela Desembargadora Geni Silveira Schuster, que se aposentou em janeiro deste ano.

Antes do início da solenidade, a empossada recebeu a imprensa. “É uma honra pertencer a esse Tribunal, agora como Desembargadora. É uma conquista que todo magistrado almeja, com muito sacrifício, luta e trabalho. Entrei na magistratura em 1989, passei pelos Juizados Especiais Cíveis, Comarca de Cedro, auditoria militar, depois pelo Tribunal do Júri, onde fiquei 12 anos e, por último, na 21a Vara Cível. Agora, na Câmara Criminal, outros crimes, não só os dolosos contra a vida, vão passar pelo meu julgamento. Acredito que será uma tarefa difícil, porque há dois anos estou no Cível, mas vou reviver e atuar com bastante satisfação”, disse a nova desembargadora.

A cerimônia teve início com o juramento da magistrada, assinatura do termo de posse e concessão do Colar do Mérito Judiciário, um reconhecimento aos relevantes serviços prestados. Depois, ela foi saudada pelo Desembargador Ruy Pinheiro, em nome do Colegiado. “É uma alegria fazer essa saudação. O Colegiado a recebe de braços abertos porque ela preenche todos requisitos necessários para alçar esse cargo. Hoje, homenageio-a de acordo com suas qualidades pessoais, mãe de família, pessoa que sempre distribuiu Justiça com equidade, e também faço uma homenagem à Desembargadora Geni Schuster, que muito honrou o Poder Judiciário sergipano”, enalteceu o Desembargador Ruy.

Logo em seguida, o Procurador e Ouvidor do Ministério Público de Sergipe, José Carlos de Oliveira, fez um discurso poético, dizendo que chegar a esse patamar estava no destino da magistrada. “O dia de hoje é uma data muito especial em sua vida. Fico imaginando quantas emoções passaram pela sua cabeça, mas ninguém conseguiria tirar algo que sempre lhe pertenceu”, concluiu.

O Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Gustavo Plech, aproveitou a ocasião para falar de alguns anseios da classe, um deles as eleições diretas para Tribunais, e destacou as qualidades da colega. “Destaco a experiência dela, que começou percorrendo o caminho como todo magistrado, pelo interior, e há algum tempo vem substituindo no segundo grau. Embora ela estivesse concorrendo com outros colegas também merecedores, temos a certeza que ela vai corresponder ao que a Magistratura sergipana já tem apresentado no cenário nacional”, disse Plech.

Já o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, aproveitou seu discurso para homenagear a Desembargadora Iolanda Guimarães. “Trago o abraço da advocacia e desejo sucesso nessa nova jornada, que ela atravessará com muita competência e capacidade, características bem peculiares a ela, honrando a tradição de um Judiciário que é exemplo para todo Brasil”, elogiou o presidente da OAB/Sergipe.

A desembargadora empossada foi a última a discursar, falando de Justiça e sobre as transformações pelas quais o Brasil passa. “O Judiciário não pode, neste momento, ser visto como um poder contemplativo, que entregaria aos demais a tarefa de encontrar soluções para os problemas de uma sociedade repleta de expectativas. A consciência de cada juiz terá sempre que reservar um espaço para a percepção dos fenômenos sociais”, ressaltou, acrescentando que assume o cargo de Desembargadora com os mesmos sentimentos da juíza iniciante, “sentimentos agora amadurecidos pela experiência, revigorados pela convicção formada ao longo da minha carreira”.

Elogios

“Recebemos a desembargadora recém-empossada com muita honra, esperando que ela continue realizando o trabalho que vinha sendo feito como substituta da Desembargadora Marilza Maynard. Nossos desembargadores têm honrado o nome do Tribunal, tanto que Sergipe é um Estado destaque no cenário nacional. Estive, recentemente, em um encontro de Presidentes e constatei que Sergipe é respeitado por outros Tribunais”, informou o Presidente do TJSE, Desembargador Cláudio Déda.

Para a Desembargadora Marilza Maynard, que desde setembro de 2012 está como Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a colega que a substituiu vai realizar um bom trabalho. “Sem dúvida é uma alegria muito grande porque nós temos uma juíza competente, muito caprichosa, que teve oportunidade de ficar no Tribunal de Justiça por muito tempo e conseguiu apresentar o seu trabalho muito próximo de todos os desembargadores. Então, o Tribunal de Justiça está de parabéns e a sociedade também”, comentou a Desembargadora Marilza.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, foi representado na solenidade pelo Procurador Geral do Estado, Márcio Leite de Rezende. “A Doutora Iolanda Guimarães é uma juíza dedicada, serena, que tem uma inserção social muito boa, enfim, plenamente qualificada. Para o Poder Executivo é uma tranquilidade ver o Tribunal recebendo uma juíza com esse preparo intelectual e pessoal. É um grande reforço”, enfatizou. A solenidade foi encerrada com o Hino de Sergipe, cantado pelo coral do Ministério Público de Sergipe

Enviado pela TJ/SE

Modificado em 10/06/2014 19:37

joedson: